Junte-se ao grupo de assinantes e receba dicas, e-books e artigos do HypnoPlace.



Sabotadores: como eliminar e atingir suas metas através da hipnose

Sabe aquela meta que você precisa alcançar, mas você já tentou diversas vezes e não conseguiu? Pois então, é sobre isso que vim falar.

Vivemos em um mundo de muitas cobranças e muitos padrões, e muitas vezes queremos buscar metas que outras pessoas já alcançaram, mas parecem impossíveis. Vou citar alguns exemplos: criar um hábito de exercícios físicos, comer a maior parte de comidas saudáveis, entregar um trabalho em curto espaço de tempo… enfim, existem várias.

O ponto aqui é: por que será que você falhou tanto nas últimas vezes que tentou?

Provavelmente vários sabotadores entraram no seu caminho, porém, muitos você nem percebeu.

Quero explicar melhor para você o que na realidade são os sabotadores e como lidar com eles para atingir seus objetivos.

O que são sabotadores

Sabotadores são meios que a nossa mente encontra para desviar nosso foco e nos fazer executar aquilo o que ela quer.

Por exemplo, quando você tem um trabalho para entregar e quer fazer em tempo recorde, parece que todos os problemas acontecem justo naquela semana final, mas o que você não percebe é que os problemas sempre acontecem, a diferença é que sua mente está dando mais evidência a eles e fazendo com que tirem mais seu tempo para te atrapalhar a atingir o resultado.

Outro exemplo, quando você decide iniciar uma dieta e parece que todas as tentações surgem de repente, alguém convida para um aniversário ou alguém te faz aquela comida muito calórica. Já percebeu isso?

Na verdade, não são apenas coincidências, são os sabotadores. Nossa mente nos coloca na situação que vai nos fazer sabotar esse objetivo e nem percebemos.

Porque existem sabotadores

Realmente é um pouco difícil de entender o porquê da mente nos atrapalhar a conquistar algo que será bom pra nós mesmos.

Eu posso explicar, tudo aquilo que somos, nossos hábitos, nossa forma de pensar e nossa forma de agir são partes de uma programação. Nós formamos essa programação ao longo da nossa vida, baseado em nossas experiências, e, principalmente, experiências emocionais.

Essa programação foi o que nossa mente entendeu que seria a forma mais segura de vivermos. A parte da nossa mente que é responsável por formar essas programações chamamos de subconsciente, e essa parte não tem capacidade de pensar e analisar para escolher nossa programação, ela simplesmente vai criando baseada em nossas experiências.

formas de um rosto e mente

Fonte: Pixabay

O ponto é que a nossa mente subconsciente verdadeiramente acredita que ser exatamente como somos é a melhor forma de sobrevivermos e por isso ela não quer mudar.

Por exemplo: se você está tentando perder peso, provavelmente sua mente entendeu em algum momento que é positivo para você ter o peso que tem. E ela não entende que ter sobrepeso, no fundo, não te traz nenhum benefício, muito pelo contrário, faz mal para sua saúde, te faz se sentir mal com seu corpo, etc.

A mente subconsciente  só se baseia na programação que existe lá, que foi criada a partir de experiências que ela não analisou e não interpretou corretamente.  Por ela acreditar que da forma que está é a melhor, se você tenta ir contra a programação, ela acha uma forma de te sabotar. Entendeu?

E isso é valido para tudo, tudo aquilo que você é, é porque sua mente prefere assim. E tudo o que quiser mudar, haverá sabotagem. Algumas mais fortes que outras, mas sempre haverá.

Como a mente consegue nos sabotar

No nosso dia a dia fazemos muitas escolhas, nós acreditamos que escolhemos de forma consciente, mas não é o que acontece de fato, a maior parte das nossas escolhas são subconscientes, não percebemos.

Voltando no exemplo da perda peso e suas tentações, é como disse, isso não se trata de coincidência, o que acontece é que sua mente te leva a querer falar com o amigo que vai te convidar para comer ou para um local que tenha as comidas que não deveria comer.

O que acontece é que a maior parte do nosso tempo estamos escolhendo coisas sem perceber, muitos chamam isso de atenção seletiva, mas não é apenas atenção seletiva, é o lado da rua que você decide andar, a pessoa que você decide mandar uma mensagem, o lugar que escolhe ir e inúmeras coisas que você faz sem perceber que sua mente escolhe propositalmente porque é o caminho para te sabotar.

Em resumo, quando deseja mudar algo, você está sendo sabotado pela sua mente o tempo todo e nem percebe.

Sabotadores padrão

Até agora falei mais sobre os sabotadores imperceptíveis, mas você bem sabe que têm aqueles que ficam bem evidentes, que você reconhece, como a procrastinação, a preguiça, o hábito negativo.

mulher procrastinando

Fonte: Pixabay

Você deve saber quais são seus sabotadores padrões. São aqueles hábitos negativos que você sabe que estão ali só pra te atrapalhar e mesmo assim você se deixa levar. É difícil resistir, eu sei, o motivo é porque estão programados na sua mente subconsciente.

Sua mente está o tempo todo tentando te manter da forma como você é, ela tem como objetivo te proibir de mudar algo, e ela é muito forte. Quando falamos sobre os sabotadores evidentes fica muito fácil perceber o tamanho do poder da mente subconsciente.

Sabe daquele dia que você decidiu reduzir o açúcar, mas sente uma vontade absurda de comer chocolate e não resiste nem 48 horas para cair na tentação? Pois é, você sabe que não devia, você sabe que sua mente está te sabotando e mesmo assim come o que havia combinado de não comer.

Entendeu como essas programações mentais são poderosas e como elas impactam nosso resultado?

Como evitar a sabotagem

Só há uma maneira de evitar a sabotagem e conquistar de vez o seu objetivo: mudando a programação.

Você precisa mudar por completo a programação e então sua mente vai agir de acordo com a nova programação, ou seja, se sua programação é de ter sobrepeso, não adianta só querer ter um corpo magro de forma consciente porque sua mente vai te sabotar o tempo todo, e enquanto a programação não mudar, você não irá conseguir.

Para conseguir ter o corpo magro, neste exemplo, você vai precisar ter uma programação de ter um corpo magro.

Há algumas formas de mudar a programação, vou resumir em 3.

1)     Ela pode ser mudada à partir de um evento emocional muito grande, por exemplo muitas mulheres param de fumar com facilidade quando descobrem que estão grávidas. Ou uma pessoa que sofreu um acidente e ficou a beira da morte quando se recupera muda completamente os hábitos sem esforços.

Isso  acontece porque as programações são formadas a partir de eventos emocionais, mas a maioria delas à partir de um conjunto de eventos emocionais que se fortalecem. Por isso o evento emocional precisa ser muito forte para superar a carga da programação anterior e ser mais forte que ela.

2)    Outra forma é a partir da repetição, isso funciona para programações um pouco mais fracas. Por exemplo, se você começa a se forçar e se exercitar, daqui a pouco sua mente irá começar a entender o quanto te faz bem, quantas emoções positivas isso te traz, e aos poucos vai mudando a programação para que você ame se exercitar.

É bastante difícil porque os sabotadores aparecerão e você vai precisar de muita força de vontade e recurso da mente consciente para vencer as sabotagens.

Se a programação for mais fraca significa que precisa de menos carga emocional, portanto muda mais rápido, e assim você precisa resistir menos às sabotagens. Mas se a programação é muito forte, fica muito difícil.

3)     A última forma é através da hipnoterapia. Certamente a forma mais eficiente de mudar uma programação, através dela você consegue acessar a mente subconsciente, entender os eventos que causaram a programação e ressignifica-los formando uma nova programação. É maravilhoso!

Na resignificação, você tem oportunidade de reinterpretar o evento e ensinar um novo ponto de vista para sua mente subconsciente, que teria sentido para ela e faria ela querer o mesmo objetivo que sua mente consciente.

A auto-hipnose também é uma técnica que ajuda muito nesse processo, para programações muito fortes, muitas vezes, somente ela não será suficiente, até porque você vai se sabotar para fazê-la. Mas durante o processo de mudança, colocar em prática a auto-hipnose é maravilhoso para acelerar os resultados.

Entendendo melhor como sua mente funciona, assim ficará muito mais fácil de conquistar seus objetivos. Poder entender como a autossabotagem funciona, vai te ajudar a lidar com ela e te impulsionar nas conquistas de seus objetivos.

Aproveito, aqui, para recomendar a leitura do livro Desbloqueie o Poder da Sua Mente, de Michael Arruda, clique aqui e confira um pouco mais sobre ele.

Se gostou do artigo, deixe aqui seu comentário e compartilhe. Até breve!

 

Engenheira, empresária e COO da OMNI Brasil, coaching e hipnoterapeuta OMNI.Tem um grande foco em ajudar jovens em desenvolvimento pessoal, principalmente voltado para área de descoberta profissional. E tem por objetivo ajudar na formação de milhares de hipnoterapeutas pelo Brasil e quem sabe do mundo, para que dessa forma cada vez mais pessoas possam ser ajudadas através dessa ferramenta incrível que é a hipnoterapia.

X