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Qualidade de vida: descubra como a hipnose pode melhorar

Estilo de vida é o conjunto de hábitos e costumes que são influenciados, modificados, encorajados ou inibidos pelo prolongado processo de socialização.

Abrange a pessoa como um todo, e se combinam para influenciar a saúde individual em todas as áreas: física, mental, espiritual e social.

Muitos problemas de saúde da meia-idade e da velhice resultam da forma como a pessoa viveu ao longo dos anos. Maus hábitos alimentares, a ingestão de álcool em excesso e o hábito de fumar podem ter consequências como diabetes e doenças do coração. A possibilidade de viver e gozar de boa saúde por mais anos é maior se a pessoa se tiver comportamentos saudáveis.

mulher saudável

Fonte: Pixabay

Boa alimentação

Abaixo, vou listar algumas medidas impostantes para você colocar em prática o quanto antes:

  • Comer alimentos com fibras, como grãos, verduras, legumes e frutas, digeridos pelo nosso organismo, os quais passam praticamente intactos pelo sistema digestivo e terminam sendo eliminados pelas fezes.
  • Evitar margarina, tem fama de ser mais saudável que a manteiga, mas a verdade é que ela é a grande vilão; carnes processadas, são péssimas à saúde por terem grande quantidade de sódio e gorduras; refrigerantes, são excessivamente consumidos em todos os países, o grande problema é a imensa quantidade de açúcar, o que pode prejudicar a saúde a médio e longo prazo; adoçantes artificiais, a maioria dos disponíveis são prejudiciais a saúde.
  • Frituras, apesar de se saber que ao consumi-las, adentra no organismo uma infinidade de gordura, é difícil evitá-las, ao invés de fritar, opte por assados, grelhados, ou cozidos em água e sal.
  • Reduzir o consumo de gorduras, apesar de seu potencial para provocar doenças do coração (cardiopatias), acidentes vasculares cerebrais (AVC), obesidade, hipertensão e outras complicações no organismo humano, não devem ser excluídas da reprogramação alimentar (dieta), devem ser consumidas diariamente, mas de forma controlada.
  • Diminuir o consumo de doces, que segundo a Organização Mundial de Saúde, deve-se consumir no máximo 25g de açúcar diariamente, para se evitar o aumento da glicose no sangue e dessa forma prevenir-se de doenças como: hipertensão, diabetes, problemas dentários, além de outros.
  • Procurar eliminar o sal, o recomendado é consumir diariamente até 2g de sal, para evitar doenças como hipertensão e doenças cardiovasculares.
  • Beber bastante água, o ideal é o consumo mínimo de dois litros de água diariamente, para um bom funcionamento dos rins.
  • Controlar o peso, é crucial para se evitar o efeito sanfona e o aumento da pressão arterial e do colesterol, deve-se buscar essa reorientação como um nutricionista de sua confiança e adotá-la diariamente para se alcançar uma longevidade saudável.
  • Manter-se ativo física e mentalmente, é crucial para se ter boa saúde: a adoção de atividades físicas e a prática de exercícios regularmente, com certeza ajudará a manter a boa forma do corpo e mente, em qualquer idade.
  • Sono reparador, para se alcança-lo é necessário de 7h a 8h de sono, deve-se evitar atividade física pelo menos quatro horas antes de se deitar e comer coisas pesadas à noite.
  • Evitar bebidas alcoólicas em excesso, “tudo demais é veneno”, já diz o ditado popular, alguns estudiosos como Jelinek sugere a DOSE SEGURA. Na verdade não há dose segura de álcool! A dose sugerida como “segura” é a de dois drinks/dia para o homem e um drink/dia para mulher, e maiores de 65 anos (desde que não haja outros problemas de saúde, não bebam rápido e não usem outras drogas/medicações).
  • Não fumar, qualquer pessoa que esteja preocupada com a saúde dos outros não deve fumar e também encorajá-los a não fumarem.

Diferentemente de estilo de vida, o termo “qualidade de vida” envolve o bem-estar físico, mental, psicológico e emocional, além de relacionamentos sociais, como família, amigos, emprego, saúde, educação, poder de compra etc.

Hábito alimentar e qualidade de vida

Hábitos alimentares adequados proporcionam ao organismo humano melhores condições para uma vida saudável, acrescentando anos com saúde e disposição para os indivíduos que se propõem a ter uma dieta equilibrada e pautada na moderação. Não existem alimentos proibidos (para a comunidade sadia) ou milagrosos. O segredo está no bom senso.

Fonte: PPPSDavid / Pixabay

Mudanças no estilo de vida = Qualidade de vida

Muitas vezes, a pessoa está habituada há décadas com seu consumo de bebidas alcoólicas e/ou tabagismo, e até se esforça para abandoná-los, mas sabemos o quanto é fraco o consciente e sua força de vontade em abandoná-los, e quase sempre essas tentativas resultam numa infinidade de recaídas.

Tal indivíduo, quase sempre, precisa permitir reaprender, sentir e expressar as emoções autênticas e elaborar o pensamento, partindo para a ação na busca saudável da solução de seus problemas.

Se não for o próprio indivíduo ou sua família, há ainda a esperança de que a empresa na qual trabalhe, possua, no seu setor de recursos humanos, profissionais qualificados para diagnosticar funcionários que necessitam de tratamento (mesmo que ainda não apresentem sintomas que caracterizam dependência, mas que mostram sinais de uso inadequado do álcool ou outro vício) e façam o encaminhamento para os recursos existentes na comunidade.

Fumar e consumir bebidas alcoólicas são fatores que aumentam as chances do surgimento de doenças dos pulmões, coração e circulação, câncer, acidentes automobilísticos, acidentes domésticos e do trabalho.

Deve-se adotar pelo menos uma revisão geral médica e odontológica a cada ano como prevenção de diversas doenças.

O que esperar da hipnose?

Como os hábitos estão intrinsecamente relacionados com o estilo e a qualidade de vida das pessoas e, por ser esse um dos software do subconsciente, podem ser reprogramados. Para que isso ocorra, é necessário um rapport bem feito para obter a confiança daquele cliente que busca a hipnoterapia e está necessitado de ajuda, e um ótimo pré-talk, de forma que todas as dúvidas e mitos relacionados à hipnose sejam esclarecidos.

Dessa forma, o Hipnoterapeuta OMNI terá condições de executar a partir de sua certeza que aquele cliente atingiu o transe hipnótico sonambúlico, nível este em que suas ondas cerebrais atingiram o ápice, estando em hipnose profunda (de 4 a 7 ciclos por segundo).

Sendo assim, terá ultrapassado o fator crítico e acessará seu subconsciente, que é lá onde tudo acontece, fazendo a sua reprogramação, a partir de ressignificações e instalações de novos hábitos.

Desde que seu cliente tenha atitude mental positiva como: “isso é bom e quero para mim!”, e que haja a instalação de novos hábitos no estilo de vida, essas reprogramações serão efetivas.

Paz interior

O primeiro dos bens, depois da saúde, é a paz interior.

PAZ: do que adiantaria acumular tudo o que podemos conseguir com a saúde, se a paz não estiver presente para proteger nossas conquistas? Com ela, conseguimos manter nossas energias positivas e viver sem o estresse de ocupação com o que de fato não merece nossa atenção.

AMOR: de irmão, de amigos, de homem/mulher, de alguma coisa que nos apaixona. É o que toma conta do nosso pensamento antes de pegarmos no sono e é também aquilo que, às vezes, nos impede de dormir. O nosso amor é aquilo que nos mantém distraídos em relação ao que acontece à nossa volta. É o que nos mostra o sentido e a motivação da vida. Com o amor, a vida fica engraçada e enlaçada.

Conservar a saúde

A única maneira de conservar a saúde é comer o que não se quer, beber o que não se gosta e fazer aquilo que se preferiria não fazer.

“A vida é uma peça de teatro que não permite ensaios. Por isso, cante, chore, dance, ria e viva intensamente, antes que a cortina se feche e a peça termine sem aplausos.” Charles Chaplin

Psicólogo, com diversas especializações nas áreas da Psicologia Organizacional e Clínica, é hipnoterapeuta com vários cursos nacionais e internacionais, dentre eles destacamos o da OMNI Hypnosis Training Center em: Hipnoterapia, HypnoSport e HypnoPerform. Atualmente é psicólogo da Companhia de Água e Esgotos da Paraíba – CAGEPA, e também atua como psicólogo clínico e hipnoterapeuta na cidade de João Pessoa – PB. É atualmente Secretário da Sociedade Paraibana de Hipnose e Sofrologia.

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