Junte-se ao grupo de assinantes e receba dicas, e-books e artigos do HypnoPlace.



Perder peso: entenda o papel da hipnoterapia neste processo

Em mais um dia de atendimento, chegou a cliente com quem até então eu só havia trocado mensagens pelo Whatsapp. Era a primeira vez que nos encontrávamos pessoalmente. Tratava-se de uma jovem de 26 anos, sorridente, com os olhos curiosos e que acreditava muito que a hipnoterapia a ajudaria com sua dificuldade para perder peso.

“O mundo ideal”, pensei, pois ela chegou de livre e espontânea vontade, não por pressão de algum parente e seu problema parecia simples, ela dizia que não estava conseguindo perder peso. Minha cliente ouvia atentamente a tudo o que eu falava. Logo percebi que estava disposta a aceitar todas as sugestões que eu dava.

A conversa inicial estava correndo tranquilamente, e ela começou a relatar as coisas que a incomodavam, como a sua dificuldade de perder peso, falta de vontade de fazer exercícios e dieta, baixa libido e alguns episódios de pedras nos rins.

Como a hipnose é diferente de uma terapia comum, em que muitas vezes as pessoas levam meses para tocar em algum determinado assunto, o hipnoterapeuta normalmente levanta todas as informações em duas horas. Precisava entender qual era o real motivo que levou aquela moça jovem e recém-casada a meu consultório.

Após deixá-la desabafar, com delicadeza, perguntei: você sofreu algum tipo de abuso na sua infância? Os olhos da minha cliente se encheram de lágrimas e, em seguida, ouvi mais um caso de abuso na primeira infância praticado por uma pessoa da família. Depois, o enredo se repete: anos carregando culpa, raiva, frustração, vergonha e medo.

Podemos tirar algumas conclusões analisando a história da minha cliente, que representa quase 95% dos casos que atendo — e também a realidade do Brasil.  No ano passado, foi registrado um total de 17.093 denúncias de violência sexual contra menores de idade, segundo dados do Disque 100.

A maior parte é de abuso sexual (13.418 casos), mas há denúncias também de exploração sexual (3.675). Só nos primeiros meses deste ano, o governo federal registrou 4,7 mil novas denúncias. Os números mostram que mais de 70% dos casos de abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes são praticados por pais, mães, padrastos ou outros parentes das vítimas. Em mais de 70% dos registros, a violência foi cometida na casa do abusador ou da vítima.

Sabemos que a mulher, em algum momento de sua vida, sempre sofre algum tipo de abuso. Seja dentro de casa, no trabalho ou no transporte público. Passar por esse tipo de situação deixa marcas e essas feridas acabam refletindo em disfunções sexuais, relacionamentos tóxicos,  dificuldade de perder peso e consequentemente ganho dele, e até naquela preguiça na hora de ir para a academia.

Perder Peso Briga com a Balança

Obesidade, Perder peso e Abuso

Outro dado que chama a atenção é o número de obesos no Brasil. Mais da metade da população (53%) está com excesso de peso, e 45,8% praticam atividade física insuficiente, segundo pesquisa do Ministério da Saúde. Grande parte das mulheres que me procuram relatam insatisfação com o corpo e dificuldade de perder peso e, apesar de terem consciência de como poderiam mudar esse quadro, elas dizem que não conseguem ficar na academia por mais de um mês e acabam comendo mais do que deveriam.

Quando sabemos como mudar um problema que nos incomoda, mas não fazemos nada para alterá-lo, é falta de força de vontade? Nem sempre, mas é o que muitos programas de televisão e profissionais de outras áreas passam como mensagem. Se você quiser mudar, depende apenas de você.

Como hipnoterapeutas, sabemos que não se trata de vontade. Caso o seu subconsciente em algum momento tenha “gravado” que tornar-se uma pessoa atraente pode fazer com que outro abuso ocorra, você vai engordar, ter dificuldade para perder peso e deixar a dieta de lado e tentará “se proteger” de outra agressão tão traumática, ainda mais quando ela ocorre em uma idade em que a pessoa não sabe se defender e é facilmente manipulada.

Para as mulheres, que crescem em uma sociedade que normalmente as culpa pelos abusos, isso é ainda mais dolorido. Elas acreditam que são responsáveis por despertar o desejo dos homens, então o melhor caminho seria se anular e evitar que esse tipo de coisa ocorra novamente, já que ela é tratada como a única responsável pela agressão sofrida. O resultado é a dificuldade de perder peso.

O silêncio dos homens quando o assunto é perder peso

Homens também sofrem abusos na infância, mas, diferentemente das mulheres, eles não falam sobre o assunto e não dividem suas angústias. A maioria dos meus atendimentos são com mulheres que se abrem para o autoconhecimento, ou por causa de algum problema, como a dificuldade de perder peso, e por isso buscam variadas terapias para tentar entender seus traumas e vencer seus obstáculos.

Para os homens, noto que é muito dolorido falar sobre esse tema e que eles preferem desviar o assunto e buscar outras formas de lidar com o problema, como beber em excesso, fumar ou utilizar outros tipos de drogas. Eles tratam essas fragilidades reagindo com violência, adotam um comportamento agressivo e demoram a procurar ajuda.

Perder Peso Briga Maça e Fita Métrica

Tem jeito para a dificuldade de perder peso?

Sim, sempre há um jeito, e a hipnose, que cresce cada vez mais no Brasil, é uma ótima alternativa para tratar da dificuldade de perder peso. Temos no mercado excelentes profissionais. As pessoas que sofreram um abuso ou desconfiam que passaram por essa situação começam a perceber que reagem de forma desproporcional em determinadas situações e querem mudar esse quadro. Para isso, muitos recorrem ao auxilio de um hipnoterapeuta.

É preciso coragem para encarar a verdade, como, por exemplo, descobrir que uma pessoa próxima praticou o abuso, mas é necessário que se entenda o que esse fato provocou e continua provocando na vida daquela pessoa. Dificuldade de perder peso, relacionamentos abusivos, dieta desbalanceada e baixa libido são apenas alguns sintomas de uma causa que precisa ser investigada para que esse padrão de comportamento mude.

Saber do problema que causa a dificuldade de perder peso adianta?

Essa é outra pergunta que ouço muito. De que adianta ter conhecimento de uma situação que seu subconsciente tentou esconder durante toda a sua vida? Será que não é melhor deixar tudo isso lá escondido e não lidar com isso? Para responder a essa pergunta, temos alguns pontos a levar em consideração:

– Há algum padrão de comportamento que se repete e que faz com que você se sinta frustrado?

– Você se sabota frequentemente em algum setor da sua vida?

– Você está infeliz?

– Não consegue manter uma dieta balanceada?

– Tem dificuldade de perder peso?

Caso tenha respondido sim para algumas dessas perguntas, chegou a hora de encarar seus traumas. É um processo intenso, porém transformador. A primeira dica é procurar um profissional de confiança. Busque referências e veja se ele se formou em uma instituição confiável.

Há também a possibilidade de fazer uma sessão antes de fechar o tratamento. É muito importante que o cliente confie no hipnoterapeuta. Durante a sessão é preciso liberar raiva, chorar, gritar e até socar uma almofada se for necessário, então é preciso se sentir seguro.

Olhar para as nossas feridas é bastante dolorido, mas é por meio delas que a gente cresce e evolui. Nossos primeiros desafios começam na infância, com as pessoas que deveriam nos amar, nos proteger, mas muitas vezes falham. A hipnose permite ressignificar essas relações e olhar para as nossas feridas sem dor, caso contrário passaremos a vida reagindo a elas de forma inconsciente.

Perder Peso - Homem e Mulher Comemorando após Exercício

Há esperança

Sempre temos que olhar para o futuro de forma positiva e nos orgulhar de nosso passado. A hipnose é uma ferramenta que nos permite acelerar esse processo de autoconhecimento e trabalhar as relações com os pais, pessoas próximas e liberar o perdão, tão importante para que a vida flua de forma mais leve.

A dificuldade de perder peso e o seu consequente aumento, pode ser uma forma de auto sabotagem, mas o nosso cérebro na verdade quer nos proteger de abusos. É um mecanismo de defesa. Ganhando consciência desse comportamento, é possível reverter essa situação e ter uma vida mais plena e saudável.

A balança é apenas um reflexo de como anda o nosso mundo interno. É possível não estar no peso ideal e ser feliz, mas se isso é algo que incomoda e traz frustração —e, principalmente, prejuízo à saúde—, é possível buscar diversas ferramentas para inverter essa situação.

Hipnoterapeuta e sócia da clínica Fênix Hipnose, jornalista e escritora. Integrante de um grupo que busca combater a violência contra a mulher, acredita que o tema deva ser levado a todas as esferas da sociedade. Estudiosa de Carl Jung e seus escritos sobre interpretação de sonhos, orienta as pessoas a encarar as suas feridas, a ressignificar suas emoções e a equilibrar relações com pais e companheiros(as).

X