Junte-se ao grupo de assinantes e receba dicas, e-books e artigos do HypnoPlace.



O que é hipnose?

Quando digo para as pessoas que trabalho com hipnose, a maioria delas se recordam dos programas de televisão onde o hipnotista usava um pêndulo para hipnotizar as pessoas sugerindo que elas imitassem uma galinha. Por causa de programas como esses, elas acreditam que o hipnólogo tem um domínio sobre a mente, e devido a isso, sentem um pouco de medo, além de possuírem inúmeras dúvidas sobre o assunto.

Sabendo disso, vou esclarecer os questionamentos e incertezas mais comuns do público em geral sobre este fenômeno.

o que e hipnose

Afinal, o que é hipnose?

Hipnose é um estado natural da mente em que o indivíduo se mantém altamente focado e concentrado. Ou seja, se você já ficou concentrado em algo, já foi hipnotizado.

E se você acha que a hipnose é algo de outro mundo, está enganado, ela ocorre diariamente. Eu tenho algumas perguntas para você:

Você já ficou tão concentrado em um filme, série ou livro que nem viu o tempo passar? Já conheceu alguma pessoa que ficou tão apaixonado a ponto de ficar pensando nela o dia inteiro? Você já ficou procurando algum objeto e quando se deu conta ele estava em suas mãos? Você já quis comer algo e estava tão concentrado em um pensamento que quando abriu a porta da geladeira não se lembrava o que tinha ido pegar para comer?

Se disse sim a alguma dessas situações, você estava em estado hipnótico. Viu como a hipnose é algo natural?

E por mais que ela seja algo tão comum, existem muitos mitos que circulam por aí acerca do assunto. Vamos conhecer alguns dos mais propagados.

Mitos da hipnose

É bastante comum que as pessoas tenham ideias erradas sobre assuntos que elas não conhecem a fundo ou que são propagados de forma equivocada. Como eu já citei, a mídia retrata a hipnose de forma distorcida em muitos programas de TV e filmes. E isso faz com que muitas perguntas surjam quando o assunto vem à tona. A seguir, esclarecerei as principais:

– As pessoas ficam inconscientes ou dormem durante a hipnose?

Não, durante a hipnose acessamos a mente subconsciente da pessoa mas ela permanece totalmente consciente do que acontece ao seu redor.

– E se eu nunca mais voltar da hipnose?

Não tem como ficar preso em hipnose. Isso é um mito.

– Menores de idade e gestantes podem ser hipnotizadas?

Sim, inclusive existem casos de partos normais e cesarianos, sem anestesia, utilizando a hipnose.

– Ruídos atrapalham? É possível hipnotizar as pessoas em qualquer ambiente?

Sim, desde que a pessoa consiga te escutar, os ruídos não atrapalham e elas podem ser hipnotizadas normalmente.

o que e hipnose 01

Essas são apenas algumas das perguntas que as pessoas costumam fazer sobre o assunto, mas ainda existem outras várias. Mas se eu fosse ficar falando sobre cada uma, esse texto ficaria extremamente extenso.

Esclarecidas as principais dúvidas, vamos agora entender quais os reais benefícios que a hipnose pode nos proporcionar.

Benefícios de hipnose

O maior benefício que a hipnose pode nos proporcionar vem através da sua aplicação para o tratamento de transtornos e doenças.

Partimos do pressuposto de que, se o indivíduo não nasceu com o problema, esse transtorno teve uma causa, um início. Então, em hipnose podemos regredir diretamente ao momento em que o problema começou e alterar essa programação.

O que fazemos na terapia pode ser comparado com o Waze, pois guiamos o indivíduo para dentro da sua mente subconsciente. É lá onde todas as suas memórias e emoções estão, e quando encontramos as emoções e eventos da sua vida que originaram aquele problema, podemos realizar uma ressignificação. Ressignificar é dar um novo significado, entender e perceber aquele evento como um aprendizado, retirando a emoção negativa ligada a ele.

o que e hipnose 02

Assim como o Waze, quando você coloca o seu destino e ele te orienta o caminho, você tem a opção de seguir ou não por aquela rua e até mudar de rota. Na hipnoterapia fica claro que é você que está no controle (que não é o hipnotista que tem o “domínio da sua mente”) e, sendo assim, você que se permite seguir as orientações, ressignificar e transformar a sua vida.

Fazendo uma ressignificação, você consegue dar a si mesmo a oportunidade de transformar momentos que te causaram dor e sofrimento. Isso te ajuda a compreender porque uma pessoa te fez mal e se libertar de mágoas ou momentos da sua vida que te influenciaram a ter certos comportamentos que estavam te impedindo e te limitando para ser uma pessoa livre.

Em 90% dos casos conseguimos tratar o problema em uma única sessão. No entanto, o sucesso de um tratamento não depende unicamente do hipnoterapeuta.

O que é necessário para a hipnoterapia dar certo

Alguns indivíduos acreditam que a hipnose depende somente do hipnoterapeuta e que ele fará uma mágica ou tem algum tipo de poder mental. No entanto, a terapia é uma parceria. Sendo assim, é fundamental também o comprometimento do cliente.

Muitos pais me ligam ou entram em contato me informando que o filho precisa de ajuda, pois ele fica em casa e não quer trabalhar ou estudar, pois tem alguma fobia e precisa da terapia. Então explico que o fundamental é o filho querer fazer a terapia, e quando eu peço para que ele entre em contato comigo, são poucos os casos em que recebo retorno.

o que e hipnose 03

É importante entender e ficar claro que o sucesso da terapia depende do desejo do cliente. Não são os pais que precisam querer que os filhos mudem, são eles que devem querer mudar. A verdadeira transformação ocorre de dentro para fora.

E existem também os ganhos secundários, ou seja, os benefícios que as pessoas têm em relação a uma fobia ou doença.

Logo, o sucesso da terapia depende dos seguintes fatores: o cliente querer ser hipnotizado, seguir as instruções, estar 100% comprometido, saber que os benefícios de tratar aquele problema são maiores que os ganhos secundários e estar disposto a mudar.

Mas com tantos métodos existentes, pode surgir a seguinte pergunta: por que fazer terapia com hipnose? Vamos respondê-la agora.

Por que fazer terapia com hipnose

A hipnose possibilita inúmeros benefícios, tais como melhora na concentração, nos estudos, no sono, nos esportes, e o tratamento de diversos transtornos e doenças de forma mais rápida e efetiva que os métodos tradicionais, pois age diretamente na origem do problema.
Você já percebeu que inconscientemente acaba repetindo padrões de comportamento indesejados das pessoas que te criaram? Muitos desses padrões, crenças limitantes e atitudes não foram decisões propriamente suas, mas a decisão de se libertar e de se comprometer em ser responsável pela sua vida, é.

Podemos concluir então que, fazer terapia é para aqueles que estão conscientes de que a sua realidade pode ser vista sob vários aspectos que a sua mente consciente não compreende, para aqueles que não querem ser controlados pelos seus medos e querem se transformar em pessoas melhores.

Eu sei que você é forte, tem um grande potencial dentro de você esperando para ser revelado e nasceu para ter uma vida maravilhosa. Se tem algo que te limita, que está te causando dor e sofrimento, te impedindo de alcançar os seus objetivos, busque a ajuda de um hipnoterapeuta e liberte o grande potencial que há dentro de você!

Espero que você tenha esclarecido todas as suas dúvidas sobre hipnose, e caso ainda tenha alguma questão que você deseja saber, deixe um comentário.

Compartilhe esse texto com os seus amigos e propague a importância que a hipnose pode ter em nossas vidas!

 

 

Hipnoterapeuta pela OMNI Hypnosis Training Center.  Membro da National Guild of Hypnotists – NGH, especialista em Hipnose para Crianças – HypnoKids. Como hipnoterapeuta vem atuando com adultos e crianças, ajudando-os a melhorarem sua autoestima, serem mais confiantes e a despertarem o potencial que há dentro de cada um, de forma rápida e duradoura.

X