Junte-se ao grupo de assinantes e receba dicas, e-books e artigos do HypnoPlace.



O melhor remédio para emagrecer é a hipnose

Vivemos uma realidade cruel, em que recebemos uma grande quantidade de informações que já não sabemos em que confiar. E quando ouvimos falar que hipnose é o melhor remédio para emagrecer, fica até difícil de acreditar.

Frequentemente surge uma nova notícia sobre emagrecimento. Todo dia aparece uma nova dieta, um novo aliado, um vilão… isso vem acontecendo há anos.

E são muitos os exemplos, como o ovo, que já foi vilão e herói uma dezena de vezes; podemos citar também o café, a proteína, a soja e muitos outros alimentos, mas isso não se restringe só ao que comemos, mas também a forma que estamos comendo.

Em outros tempos, o certo era comer de três em três horas para emagrecer, tomar um belo e reforçado café da manhã, ter as refeições subsequentes equilibradas, e até mesmo fazer jejum intermitente (que até virou moda, prometendo a cura de várias doenças).

Ao processo de emagrecimento foi criado tanto mito que, hoje, está virando um sofrimento para a maioria das pessoas. Pois todos esses mitos transferem a capacidade e a inteligência do ato de se alimentar de forma equilibrada para as mãos de outras pessoas, que literalmente não sabem o que estamos sentindo.

A alimentação acaba sendo muito mais intuitiva do que imaginamos, e na nova ciência do emagrecimento, o que comemos é o que menos importa, o que realmente importa é descobrir e tratar o motivo de escolhermos o que comemos e a quantidade que comemos.

"X" de negação

Fonte: OpenClipart-Vectors / Pixabay

O Mito da restrição

Se você já tentou emagrecer diversas vezes e na grande maioria delas você se frustrou, você sabe muito bem do que estou falando.

E mesmo com a grande quantidade de informações a respeito do emagrecimento, fica cada dia mais difícil se alimentar da forma “adequada” e assim emagrecer. Pois tudo engorda e faz mal. E se você come um pouco a mais de carboidratos, gorduras, fibras, leguminosas ou vegetais, você engorda.

Então a lógica é: comer além do recomendado engorda, então se eu comer menos, eu vou emagrecer. É aí que está um dos maiores mitos do emagrecimento.

Estudos recentes afirmam que a restrição calórica não é nem o meio mais eficiente, nem o mais saudável e duradouro método para emagrecer. No trecho abaixo, você vai perceber o quanto essa afirmação é errônea.

Um estudo conduzido na segunda guerra mundial (1939-1945), que ficou conhecido como estudo de Minnesota, manteve um grupo de homens em restrição alimentar por seis meses, até que eles perdessem 25% do peso. Ao final da experiência, os voluntários tiveram uma redução significativa do gasto energético de repouso, o que significa que o corpo entendeu que deve armazenar energia, além da retomada de todo peso perdido, mas desta vez em forma de gordura. Dito de outra forma a dieta pode propiciar o efeito contrário do desejado: Engordar ao invés de Emagrecer. E assim vão embora também nossa massa magra e o tão desejado músculo firme e definido. O estudo registrou ainda que esses mesmos homens ficaram irritados, briguentos e obsessivos em relação a comida. (Mindful Eating, pág. 35)

Cenário Atual

Vivemos uma realidade preocupante, pois mesmo com a grande quantidade de informação a respeito, seus limitados resultados e todos seus efeitos colaterais, as primeira palavras que vêm na cabeça do brasileiro quando se fala em emagrecimento é: dieta restritiva e remédios.

Sem perceber, a nossa população se torna mais compulsiva e mais dependente dos famosos controladores de apetite e assim a nossa alimentação fica cada dia mais disfuncional e desequilibrada.

O que muitos ignoram é que comer por muito tempo foi uma experiência emocional, fomos educados assim, e sempre que passávamos por alguma dificuldade ou necessidade emocional, utilizávamos a comida como válvula de escape.

E isso só aumenta dia a dia, pois guardamos e nutrimos emoções diariamente, e isso é transferido de forma inconsciente para a comida. Agora fica fácil entender o porquê de tantos transtornos e compulsões alimentares. É por isso que o índice de obesidade e sobrepeso na população brasileira só cresce, e de acordo com OMS, em 2025, terá 11,3 milhões de pessoas com excesso de peso.

Como a hipnose vai te ajudar

A mente subconsciente (cérebro límbico) é a nosso maestrina, é ela quem rege a nossa vida e nossos comportamentos, tentando achar a melhor forma de nos proteger.

Como diz Paulo Viera em seus cursos: Tudo o que você viu, ouviu e sentiu sob forte impacto emocional ou repetidamente, da sua infância até os dias atuais, são armazenados em sua mente subconsciente em forma de um aprendizado.

E em seu livro Inteligência Emocional, Daniel Goleman diz: o cérebro (mente subconsciente) usa um método muito simples, mas astuto para registrar memórias emocionais… e em milésimos de segundos ele prepara o corpo para uma reação de luta ou fuga.

Ou seja, tudo que está armazenado em nossa mente subconsciente é entendido como uma verdade absoluta. E assim, se ela entende que algo nos faz mal e nos leva em direção ao sofrimento, nossa mente subconsciente dará um jeito de fugir disso.

E mesmo que para sua mente racional isso não faça o menor sentido, nada vai mudar. Se a sua mente emocional associou ser magra ou emagrecer com sofrimento ou dor, isso se torna uma verdade absoluta. E assim todos os seus comportamentos serão guiados para evitar o emagrecimento.

E por isso, a grande quantidade de pessoas que tentam e tentaram de tudo para emagrecer, se frustraram por nada ter dado certo.

Então de forma bem simples e resumida, através da hipnose acessamos aquelas informações da mente subconsciente que estão te impedindo, de alguma forma, de emagrecer.

E quando ressignificamos esses processos neurológicos, conseguimos de forma natural eliminar as compulsões e outros transtornos emocionais que estejam impedindo você de emagrecer.

mulher comendo legumes

Fonte: rawpixel / Pixabay

Acelerando o emagrecimento

Não existem dúvidas que os fatores que impedem, em grande parte, o emagrecimento são de ordem emocional. E é por esse motivo que fica mais fácil de concluir que a hipnose é o melhor remédio para emagrecer.

Por isso, além da hipnose para emagrecer, é de grande valia aprender se alimentar de forma consciente e plena, não apenas focado na sua mastigação e respiração, mas também mastigando devagar e sentindo prazer em cada garfada.

Além disso, uma dica que dou a todos os meus clientes: é de grande importância perceber o que está sentindo quando está montando seu prato e quando você acaba de comer o seu doce predileto.

Tudo o que você sente, em relação a sua alimentação, pode influenciar diretamente seu emagrecimento.

Espero que você tenha gostado deste artigo e das minhas dicas. Até a próxima e um forte abraço!

Hipnoterapeuta, coach e mentor de saúde, Samuel é graduado em Educação Física e apaixonado pela Saúde Física e Mental. Possui especialização em Fisiologia e Fisiopatologia do Exercício. Tem experiência de mais de 15 anos na área de emagrecimento, área de sua especialidade, onde já ajudou muitas pessoas a emagrecerem. Por ter atuado como coach de CrossFit e ter competido por muitos anos, também ajuda atletas e aficionados pelo esporte a aumentarem a sua performance esportiva através da hipnose.

X