Junte-se ao grupo de assinantes e receba dicas, e-books e artigos do HypnoPlace.



Medo de dirigir: Como a hipnoterapia pode ajudar

Tem medo de dirigir ou conhece alguém nesta situação?

Neste artigo, explico um pouco a prática da hipnoterapia para superação de traumas e como ela pode ajudar a dirigir de forma tranquila, se livrando de angústias de maneira rápida e efetiva.

Dispor de um certo receio na hora de pegar no volante é uma coisa comum e normal, principalmente para as pessoas que acabaram de tirar a carteira de habilitação. O medo é intrínseco ao ser humano, é ele que nos alerta e impede de nos colocarmos em situações de perigo.

Porém, o que quero falar neste artigo é sobre aquele medo que faz a pessoa paralisar ou entrar em pânico simplesmente ao se imaginar pegando no volante do carro, impedindo-a de realizar uma tarefa diária.

Dirigir pode ser uma realidade muito comum no cotidiano de muita gente, e até mesmo um sonho para muitos brasileiros. Se você fica “congelado” só de pensar em um automóvel, acha que é incapaz de dirigir e não dirige por causa do medo, saiba que não está sozinho.

De acordo com a Associação Brasileira de Medicina de Trânsito (Abramet), dois milhões de brasileiros não dirigem por medo. As mulheres representam 75% deste número.

medo-dirigir-hipnoterapia

Amaxofobia

Amaxofobia é o medo patológico de estar ou viajar em qualquer veículo.

Há várias categorias de amaxofobia. Em algumas circunstâncias, há uma preocupação excessiva com a possibilidade de perder o controle do carro, pensar na possibilidade de atropelar alguém, deixar o carro morrer, entre outros pensamentos.

Existem pessoas com medo de túneis, pontes, rampas… outras têm pavor até de ficarem como passageiro. Quem tem essa fobia, só de se imaginar dirigindo um automóvel pode apresentar sintomas como: tontura, tensão muscular, sudorese, tremores, enjoo, boca seca, entre outros.

Algumas pessoas, por causa do medo, não conseguem fazer o exame de direção para tirar a carteira de habilitação. Outras têm a carteira, um carro, mas não conseguem dirigir. E também existem pessoas que dirigiam normalmente, mas por conta de algum evento traumático, pararam.

Seja qual for a sua situação, se você tem medo e não dirige, saiba que é possível vencer essa fobia.

Medo de dirigir é frescura?

Muitas pessoas que têm medo de dirigir já ouviram frases como:

– Medo de dirigir é frescura!
– Para você perder o medo de dirigir, é só praticar mais.

Medo de dirigir não é frescura. O medo pode ser irracional, mas para a pessoa, ele é real e paralisa. Também não está relacionado com a habilidade do motorista. Para algumas pessoas com essa fobia, só o fato de se imaginar sentado no banco do carro, podem ficar com falta de ar, boca seca e coração acelerado.

O que você perde por não dirigir

As pessoas acreditam que quando tomam uma decisão ou fazem algo, há consequências. Logo, dirigir tem suas consequências e seus benefícios, e não dirigir também.

Pare para refletir um pouco sobre o que você “perde” por não dirigir.

Pode não conseguir levar os filhos, pais, marido ou esposa a algum lugar, perder algum emprego ou criar uma dependência -precisar que alguém dirija para você ou mesmo tendo um carro, ter que utilizar um transporte público ou táxi…

medo-dirigir-hipnoterapia

A hipnoterapia

O que para muitos pode parecer uma atividade simples, para a pessoa com fobia parece algo impossível. E conforme for adiando e o tempo for passando, o medo pode aumentar cada vez mais e acabar provocando um sentimento de incapacidade, baixa autoestima e frustração.

Por ser uma atividade corriqueira, é comum que as pessoas tenham vergonha de assumir o medo de dirigir, de cometer algum erro, e acabam criando várias desculpas para si mesmos e para os outros, acreditando ser incapazes e acabam por desistir de dirigir.

O primeiro passo é admitir que sente medo e buscar ajuda.

Se você fizer uma rápida pesquisa na internet, irá encontrar diversas empresas oferecendo aulas especializadas para motoristas habilitados. Para algumas pessoas, esse método pode funcionar. E pode ser que você, leitor, já tenha feito essas aulas, que acabaram se transformando em torturas. Te fizeram enfrentar o medo, “sofrer” e achar que fracassou novamente, ou que elas até te ajudaram a encarar o medo, mas você ainda não consegue dirigir tranquilamente.

Se você já tentou vários métodos para vencer o medo de dirigir e não conseguiu, saiba que o motivo deles não terem funcionado, provavelmente foi porque não tratou a causa do seu medo de dirigir.

Em hipnoterapia, partimos do pressuposto que se você não nasceu com esse medo, isso teve um início, uma causa e pode ser tratado.

Nós temos a tendência de justificar os nossos problemas e explicar o porquê temos tal comportamento. No processo de hipnose, acessamos uma parte da nossa mente subconsciente, que armazena todas as nossas memórias e sabe especificamente qual ou quais foram os eventos que, por exemplo, impedem de dirigir.

As causas que podem ter ocorrido para que você tenha medo de dirigir podem ser inúmeras, afinal, cada pessoa tem uma história de vida ÚNICA e o modo como cada um interpreta o evento é diferente. Um evento que aconteceu no seu passado, por mais bobo que possa parecer hoje, pode ter influenciado no seu medo de dirigir.

Nossa mente é incrível, e ela consegue relacionar eventos que aconteceram no passado e que conscientemente não são iguais, mas apresentam emoções semelhantes.

Hipnoterapia para medo de dirigir é um tratamento relativamente simples, tendo como foco encontrar a verdadeira causa do medo. Entendendo o evento ou os eventos que aconteceram na sua vida, realizando um trabalho de ressignificação e algumas outras técnicas que são utilizadas durante a sessão. Faz com que a pessoa compreenda o motivo desse medo que paralisa e não permite que ela guie um automóvel tranquilamente.

medo-dirigir-hipnoterapia

Depois da hipnoterapia

Existem pessoas que perguntam se há garantias de sucesso em apenas uma sessão. Não podemos prometer que o cliente sairá completamente sem medo, não porque a hipnoterapia não funciona, mas porque o resultado depende do indivíduo, do seu comprometimento.

Se não quiser mudar, nada muda. Se não quiser ser hipnotizado, não tem como o hipnoterapeuta obrigar. Toda hipnose é uma auto-hipnose. Não podemos garantir que o medo vai desaparecer, mas, na maioria dos casos, em uma sessão é possível tratar esse medo, desde que você esteja comprometido em superar isso de uma vez por todas.

Creio que a hipnoterapia seja a melhor ferramenta que existe para tratar o medo de dirigir. Então se você quer dirigir e se livrar desse medo, não perca mais tempo!

Se gostou do artigo, compartilhe com seus amigos e deixe sua sugestão para um próximo!

Hipnoterapeuta pela OMNI Hypnosis Training Center.  Membro da National Guild of Hypnotists – NGH, especialista em Hipnose para Crianças – HypnoKids. Como hipnoterapeuta vem atuando com adultos e crianças, ajudando-os a melhorarem sua autoestima, serem mais confiantes e a despertarem o potencial que há dentro de cada um, de forma rápida e duradoura.

X