Junte-se ao grupo de assinantes e receba dicas, e-books e artigos do HypnoPlace.



Medo de falar em público: vença com a hipnose

Você sabia que um dos maiores medo que as pessoas têm, no mundo, é o medo de falar em público, ganhando até mesmo do medo da morte?

Esse medo tem atrapalhado a vida de muitas pessoas desde a infância, em apresentações de trabalhos na escola, na adolescência e vida adulta, como, por exemplo, em seminários, trabalho de conclusão de curso na faculdade e no âmbito profissional.

O mercado de trabalho exige cada vez mais que o profissional amplie sua capacidade de comunicação, que se exponha e seja visto, conquistando seu público alvo. E isso se torna um grande desafio ou até mesmo um verdadeiro filme de terror quando a pessoa não se sente bem com a exposição em público.

No entanto, existem inúmeras técnicas para aliviar o medo e a tensão na hora de uma apresentação, mas isso não funciona para todos. Existe algo maior que faz a pessoa ficar presa a um medo tão grande que é ativado nessa hora. E por mais que ela se esforce, que realize todas as técnicas do mundo, não irá conseguir se livrar do problema, e nesse momento importante em que ela depende de serenidade, tranquilidade e postura, pode colocar tudo a perder, mesmo estando muito bem preparada.

O medo de falar em público não é real

Glossofobia é o termo técnico que indica quando uma pessoa tem medo de falar em público. Esse medo é antigo e atinge homens e mulheres de todas as idades e classes sociais. Atualmente, conforme pesquisas, se apresenta intimamente ligado ao quadro de fobia social.

Alguns sintomas mais comuns são vergonha extrema, mãos frias, coração acelerado, dificuldade de falar, gagueira, dor de barriga e até mesmo falta de ar e sensação de sufocamento, além, claro, da vontade de se esconder ou sair correndo. Em casos mais intensos pode levar a pessoa a desmaio, mas não para por aí. Depois da pessoa apresentar alguns desses sintomas ou até mesmo esse quadro completo, surgem os sentimentos de frustração, confusão mental, incapacidade, falta de controle de si próprio, baixa autoestima, sentimento de culpa, desejo de autodestruição, entre outros.

O mais interessante é que esse medo não é real. Ele é uma criação da nossa mente subconsciente em resposta a um estado de perigo, que embora não exista, faz com que a pessoa sinta todos esses sintomas, atrapalhando seu desempenho pessoal e profissional.

Para entender o que estou dizendo, basta perguntar a uma pessoa que passa por isso sobre o porquê dela se sentir assim. Veja que ela não terá uma resposta, ela não sabe porque ela tem que passar por aquilo, e em muitos casos se sente culpada.

Hipnose para eliminar o medo de falar em público

Mas uma vez que se trata de uma projeção da mente subconsciente com o objetivo de proteger a pessoa de uma ameaça, existe uma maneira fácil, rápida e segura de resolver esse problema, através de uma técnica milenar: a hipnose.

Poder se livrar de um medo, que poderia ser carregado por anos e impossibilitar um futuro de sucesso pessoal ou profissional, não tem preço.

Quem já passou por um processo de hipnoterapia para se livrar do medo de falar em público pode facilmente chamar de milagre, mas nós chamamos de hipnoterapia, que é a terapia realizada através da hipnose.

Se trata de uma terapia completamente segura, livre da introdução de medicamentos ou qualquer tipo de produto químico ou natural, pois o objeto de trabalho da hipnoterapia é a própria mente da pessoa.

Através da aplicação da hipnose, o hipnoterapeuta consegue ajudar a pessoa a alcançar os registros das emoções na sua mente subconsciente e juntos trabalham para eliminar o medo de uma forma definitiva, sem necessidade de fazer inúmeras sessões sobre esse mesmo assunto.

homem falando em público

Fonte: robinsonk26 / Pixabay

4 Dicas para diminuir seu medo de falar em público

Dica 1: Prepare bem seu conteúdo antes

Estudar bem sobre o assunto que vai falar é primordial. Certifique-se de que você tem um bom domínio do conteúdo e que traz algum diferencial para seu público. As pessoas devem sair com a sensação de que conquistaram algum conhecimento depois da sua apresentação. Quanto mais você domina seu conteúdo, mais fica fácil de expô-lo, e em caso de algum acidente, como ocorrer uma falha no Data show, você pode apresentar com tranquilidade sem muitos recursos, pois está capacitado a explicar. Se prepare também para possíveis perguntas que sua plateia pode fazer.

Dica 2: Treine

Você deve treinar várias e várias vezes, a sua apresentação inteira, de preferência na frente do espelho ou gravando no celular, para que possa se observar e criticar seus movimentos, sua fala, altura de voz, postura, etc. E quando cansar, treine ainda mais uma vez para ter certeza que está fazendo seu melhor. Depois de observadas suas falhas e anotar, é hora de corrigir cada detalhe. Fazendo assim, você permite se encarar antes da apresentação de fato e também vai possibilitar decorar seu texto mais facilmente.

Dica 3: Respiração

Inspire o ar profundamente, segure por 3 segundos e vá soltando lentamente o ar.  A respiração mais rápida pode ser um sinal de ansiedade, e realizando essa técnica, possibilita que a pessoa se concentre no presente, diminuindo a ansiedade.

Dica 4: Visualização positiva

Esta é a dica mais valiosa.  Procure um lugar calmo, feche os olhos e use sua imaginação. Se imagine iniciando a apresentação, encarando seu público com toda sua segurança e confiança, cumprindo com todo o assunto estudado, recebendo os aplausos no final, como se tudo tivesse sido realizado com sucesso. O medo de falar um público é a própria visualização negativa do futuro, então, uma forma de quebrar esse ciclo é fazendo o contrário, a visualização positiva do momento.

Bom, mas se esse medo estiver atrapalhando a sua vida de forma intensa e você já não sabe mais o que fazer, aconselho que procure um hipnoterapeuta certificado OMNI, que poderá te ajudar rapidamente a acabar com esse problema de forma definitiva, e isso pode acontecer até mesmo em uma única sessão.

Não deixe com que o medo seja maior que a sua vontade de crescer, de ser uma pessoa melhor!

Compartilhe esse artigo e ajude seus amigos e familiares a terem mais sucesso na sua vida acadêmica, pessoal e profissional. Até o próximo artigo!

 

Graduada em Nutrição e Pedagogia pela UFMS. Hipnoterapeuta OMNI, com formação em hipnoterapia infantojuvenil através do HypnoKids (da mesma instituição). É especialista em depressão em adolescentes e no momento atua exclusivamente como hipnoterapeuta, em Campo Grande – MS.

X