Junte-se ao grupo de assinantes e receba dicas, e-books e artigos do HypnoPlace.



Lidere sua mente e seus comportamentos com a hipnose

Em algum momento da vida, todos nós falamos ou ouvimos a frase “Nasci assim e vou morrer assim!”, mas o fato é que isso não precisa ser dessa forma. Lidere sua mente e seus comportamentos o mais rápido possível! Continue lendo este artigo e aprenda como.

Quando comecei a estudar a mente e os comportamentos humanos anos atrás, eu basicamente não sabia o que eram esses comportamentos e muito menos que existiam muitos padrões. Além disso, eu também não sabia como e onde eles estavam sendo criados.

Como grande parte da população, na época eu acreditava que se alguém fazia tal coisa (ou apresentava tal comportamento), era porque nós nascemos assim e que dificilmente mudaremos ao longo da vida. Isso porque era muito comum ver pessoas com comportamentos “disfuncionais” em suas próprias vidas e que nunca conseguiam mudá-los.

Você concorda que não faz o menor sentido querer continuar fazendo algo que te prejudica?

Sendo honesto, eu mesmo carregava um monte desses comportamentos. Tentava de tudo, mas nada de conseguir mudar isso.

No entanto, para se entender e mudar nossos comportamentos é fundamental falar da mente humana, que é local exato onde eles são criados e fortalecidos.

Mas, então, o que é a mente e onde ela se localiza?

O que é a mente?

Por definição do dicionário online, a mente é a parte incorpórea e inteligente ou sensível do ser humano, ou seja, é o pensamento, o entendimento.

A mente humana é um conceito bastante utilizado para descrever as funções superiores do cérebro humano relacionadas à cognição e ao comportamento. Particularmente são aquelas funções que fazem os seres humanos conscientes, tais como a interpretação, os desejos, o temperamento, a imaginação, a linguagem e os sentidos.

É muito comum que exista alguma confusão entre os conceitos de cérebro e de mente. Basicamente, o cérebro é a parte física, ou seja, é um órgão que se encontra na cavidade craniana. Já a mente é a parte imaterial e funcional dele.

interrogação

Fonte: Pixabay

Como funciona a mente?

Estudos recentes da neurociência com ressonância magnética de imagem como tomografia vêm comprovando muitos comportamentos e funções sobre a mente e como os comportamentos são criados.

De uma forma bem generalista e sucinta, o funcionamento da mente humana vai de encontro a teoria do evolucionismo de Darwin. Ou seja, ela segue um padrão ancestral de processamento e comparação de informação, como um programa de computador. E analisando e menos de um milissegundo, age em prol da nossa sobrevivência.

Segundo Steven Pinker em seu livro “Como sua mente funciona”, esse padrão de luta pela sobrevivência não é fixo, é apenas uma adaptação que às vezes é para o bem, mas às vezes é para o mal.

É a busca pela sobrevivência que faz as pessoas enfrentarem ou fugirem dos obstáculos da vida, desenvolver habilidades, processar informações de forma inteligente ou ainda construir comportamentos disfuncionais que prejudiquem as suas vidas e carreiras.

A mente e nossos comportamentos

Todo comportamento é apenas uma resposta observável de um estímulo. O ser humano está sempre recebendo estímulos do ambiente o tempo inteiro, podendo ser perceptíveis e imperceptíveis aos nossos sentidos (como quando chegamos ao lado de alguém, e simplesmente não vamos com a cara do indivíduo).

No exemplo acima, o comportamento é não ir com a cara, mas o estímulo é algo imperceptível aos olhos.

Você não sabe conscientemente o porquê de estar sentindo aquilo e o mais interessante é que muitas vezes não sabemos nem mesmo o que estamos sentindo.

Isso acontece simplesmente porque a nossa mente está preocupada apenas com a nossa sobrevivência. Se ela detecta alguma “ameaça” ao sistema, ativa instantaneamente e instintivamente o sistema de sobrevivência (luta, fuga ou congelamento), reagindo rapidamente à ameaça.

Segundo Daniel Goleman, temos uma área do cérebro especializada em detectar ameaças e, assim, gravar este aprendizado como um programa auto realizável e automático de proteção, usado para que no futuro, qualquer ameaça semelhante à alguma que tenha causado dor ou sofrimento no passado, seja bloqueada como forma de sobrevivência.

Sendo assim, a grande maioria dos comportamentos são apenas resultados de um aprendizado traumático ou disfuncional que entrou no sistema de forma inconsciente para nos proteger de algo que causou dor no passado, mas que muitas vezes não faz, racionalmente, o menor sentido. Como por exemplo, nos casos de alguma fobia incontrolável, o medo de barata.

Mesmo sabendo racionalmente que a barata é inofensiva, algo dentro de nós a reconhece como uma ameaça e acabamos entrando em pânico, lutando, fugindo ou congelando.

Da mesma maneira, aqueles comportamentos que são incontroláveis e que estão atrapalhando as nossas vidas, saúde ou carreira, são apenas respostas a um aprendizado que foi gravado ou aprendido como uma ameaça pela nossa mente, através de nossas experiências de um passado recente ou bem antigo.

E, por isso, a nossa mente rejeita com todas as forças alguma ameaça, criando um comportamento disfuncional para nossa vida ou carreira. Mas completamente funcional no que a nossa mente entende como sobrevivência.

Lidere a sua mente hoje

Se sabemos hoje que nossos comportamentos são apenas respostas aprendidas e gravadas, e que estes comportamentos estão atrapalhando nossa vida, a lógica é mudá-los.

Se isso foi aprendido de maneira ineficiente para o nosso sucesso uma vez, pode ser reaprendido, mas agora de uma maneira assertiva para a nossa vida.

A boa notícia que venho trazer para vocês é que os estudos atuais são muito positivos e conclusivos em relação a isso. Ou seja, estudos afirmam que várias técnicas podem ser eficientes nesse processo de reconstrução dos comportamentos.

Técnicas como coerência cardíaca, meditação, yoga, mindfulness possuem bons resultados nas mudanças de alguns comportamentos a longo prazo.

Simplesmente por diminuírem, através da respiração, a excitação de algumas áreas do cérebro que neste estado ativam constantemente o estado de sobrevivência (luta, fuga ou congelamento) e assim diminuírem aqueles estados emocionais relacionados à ameaça.

Portanto, uma boa medida para começar a construir novos comportamentos enfraquecer os velhos e disfuncionais comportamentos é diminuir o ritmo e sair daquele automático de conduzir a vida.

“Como assim?”, você deve estar se perguntando. É exatamente isso mesmo que você leu!

Aqueles estado de correria e excitação favorece estes comportamentos, estimulam seu corpo a entrar em constante estado de sobrevivência, reagindo de forma irracional à eventos que seriam simples e fáceis de se resolver.

Mulher passando confiança olhando para a câmera

Fonte: Freepik

A hipnoterapia construindo o seu sucesso

No livro “A Vida Secreta da Mente”, Mariano Sigman cita um estudo onde dois indivíduos normais estavam sendo avaliados durante uma partida de xadrez.

Quando um deles fazia uma jogada errada que comprometeria o jogo e o faria perder a partida, a mente imperceptivelmente estava no comando da ação. Milissegundos antes mesmo da jogada ser executada, ocorriam pequenas alterações no corpo do perdedor, como dilatação da pupila e aumento da frequência cardíaca.

Isso significa que uma reação de sobrevivência estava sendo ativada, sem que o jogador percebesse conscientemente. É como se a mente tivesse induzido ou levado ao erro, permitido que o indivíduo perdesse o jogo, como se fosse uma programação de derrota.

E é exatamente isso que comprovamos no dia a dia: pessoas buscando incansavelmente os desejos universais que todos sonhamos, como o sucesso, o emagrecimento, o casamento perfeito ou até mesmo a saúde ideal, mas dando um jeito de se afastar deles através destes comportamentos disfuncionais inconscientes.

É por isso que a hipnoterapia vem crescendo tanto e tem ajudado muitas pessoas atualmente de forma extremamente assertiva. Diferente de muitas outras terapias, ela age na causa do problema, ou seja, age diretamente no comportamento.

A solução definitiva e assertiva é o aprendizado que gera o comportamento disfuncional com resposta, e assim ressignificá-lo e até mesmo eliminá-lo por completo. Lidere sua mente!

Para você saber mais sobre a hipnoterapia e como ela pode te ajudar, nos siga em nossas redes sociais ou se inscreva para receber nossas publicações semanalmente.

Um forte abraço e até breve!

Hipnoterapeuta, coach e mentor de saúde, Samuel é graduado em Educação Física e apaixonado pela Saúde Física e Mental. Possui especialização em Fisiologia e Fisiopatologia do Exercício. Tem experiência de mais de 15 anos na área de emagrecimento, área de sua especialidade, onde já ajudou muitas pessoas a emagrecerem. Por ter atuado como coach de CrossFit e ter competido por muitos anos, também ajuda atletas e aficionados pelo esporte a aumentarem a sua performance esportiva através da hipnose.

X