Junte-se ao grupo de assinantes e receba dicas, e-books e artigos do HypnoPlace.



Hipnose na educação criativa

A Educação Criativa é a educação onde o conhecimento é compartilhado e adquirido na forma em que o indivíduo melhor absorve o conhecimento. É a educação pensada fora da caixa, fora do tradicional, onde as regras e as sequências são criadas durante o desenvolvimento e evolução do aprendizado, conforme cada conhecimento é necessário para a resolução de alguma proposta.

A hipnose na educação pode ser utilizada para potencializar a criatividade, para isso, neste artigo, vamos entender como a hipnose é percebida como ciência e ferramenta, como pode ser utilizada como terapia (desmistificando mitos) e como pode ser utilizada no ensino.

pratilheiras com muitos livros

Fonte: Stanislav Kondratiev / Unsplash

Hipnose na educação: ciência x ferramenta

Consultando alguns dicionários online é possível verificar que a hipnose é uma ferramenta que pode ser utilizada na terapia de causas emocionais.

Porém, será que hipnose é ciência?

Para te ajudar a responder a esta pergunta, pesquisando em alguns dicionários, é possível verificar que ciência nada mais é do que conhecimentos gerados por estudos teóricos e aplicações práticas com resultados favoráveis.

Então, podemos entender que a hipnose na educação é uma ciência que estuda o comportamento da mente subconsciente, que armazena nossas emoções e traz aplicações práticas. Por exemplo, uma hipnoterapia, voltado para a educação, promove resultados favoráveis para memória, criatividade, autoconfiança, autoestima, foco e concentração. Com resultados satisfatórios e positivos sem a intervenção de medicamentos.

Você pode compreender a hipnoterapia como um processo em que uma pessoa reeduca sua mente, utilizando a hipnose como ciência para acessar facilmente o subconsciente, por meio de sugestões e de própria análise.

Aqui você já vai compreendendo que a hipnose na educação, como ferramenta e ciência, pode e é utilizada na educação para vários benefícios.

Terapias: hipnoterapia x psicologia clínica

Você pode estar se perguntando: A terapia por meio da hipnose é uma técnica mais eficiente do que as terapias tradicionais que utilizam psicologia clínica?

Você já deve ter ouvido dizer que alguém ou algum processo é eficiente quando entrega os resultados esperados em sua excelência, no menor tempo possível e de forma otimizada, não é?

Seguindo por essa linha de raciocínio, então, podemos dizer que a hipnose, quando associada ao processo terapêutico, é mais eficiente do que terapias tradicionais que utilizam a psicologia clínica.

Sabemos que o processo de terapia tradicional, de psicologia clínica, demora alguns meses e, até mesmo anos, para que o resultado seja percebido.

E com a hipnose? O tempo de duração do processo terapêutico que envolve a hipnose, na maioria dos casos, é de uma única sessão de hipnoterapia, e é o suficiente para que o mesmo resultado seja percebido em relação aos métodos convencionais da psicologia clínica.

Dessa forma, podemos entender que a terapia por meio da hipnose é uma técnica mais eficiente do que as terapias tradicionais que utilizam a psicologia clínica.

E você, eu e quaisquer outras pessoas que conseguem entender e seguir as sugestões, podem ser submetidas à hipnoterapia e ter sua vida transformada.

Agora você sabe que a hipnoterapia, por ser uma metodologia eficiente, pode ser empregada na educação permitindo aflorar a curiosidade das pessoas para uma criatividade incrível que leva ao conhecimento e à aprendizagem.

Hipnose na educação: mitos e auras místicas

Você já deve ter ouvido falar sobre mitos e outras auras místicas que atrapalham o entendimento sobre os benefícios da hipnose.

Para que você entenda, na hipnose as pessoas permanecem acordadas e conscientes. Na reeducação da mente por meio da hipnose, as pessoas precisam seguir sugestões e para que isso aconteça, as pessoas precisam estar conscientes e acordadas, o que ocorre é apenas uma dissociação da mente consciente com a subconsciente.

Também é importante que você saiba que toda hipnose é uma auto-hipnose, isso quer dizer que quem está no controle durante a hipnoterapia é a própria pessoa que está passando pelo processo da hipnose, ela fala e faz apenas o que quiser.

Saiba que a hipnose, apesar de ser mistificada por muitas pessoas, é totalmente natural e segura. A hipnose é utilizada desde que a humanidade existe, e nos dias atuais é estudada e empregada com mais naturalidade. A hipnose na educação tem sido praticada com frequência e com resultados bastante satisfatórios.

Hipnose na educação

Para a área da educação que envolve conhecimento e aprendizagem, a hipnose tem apresentado resultados positivos relacionados ao foco, concentração, autoestima, autoconfiança e finalmente para a curiosidade e criatividade.

Isso acontece porque o subconsciente armazena todo esse potencial e, ao utilizar a hipnose, todo esse potencial é despertado para ser utilizado com mais eficiência e eficácia.

Você pode procurar um hipnoterapeuta para lhe ajudar a ter resultados mais rápidos para uma mudança de mindset positivo para a educação.

Como qualquer tratamento por meio da hipnoterapia, se você quiser experimentar a hipnose para potencializar seus ganhos educacionais, as emoções que bloqueiam seu sucesso educacional são ressignificadas e sua mente passa a ser reeducada para foco, concentração, autoestima e autoconfiança, o que vai proporcionar maior curiosidade e criatividade para o desempenho educacional.

No processo terapêutico com a hipnose você permanece consciente, não dorme e tudo acontece de forma segura e eficiente.

Reeducando sua mente, você percebe que usa a criatividade para solucionar problemas do cotidiano de forma simples e eficiente. Sua curiosidade vai te levar a enfrentar e superar obstáculos para alcançar facilmente seus objetivos, pois você confia que é capaz, estando no controle da sua vida. Esse é o poder da hipnose na educação.

homem ouvindo áudio para hipnose

Fonte: Unsplash / Kuo-Chiao Lin

Auto-hipnose na educação

Você pode estar se perguntando se é possível desenvolver processos criativos acessando o subconsciente pela hipnose na educação.

Uma vez que você passou por tratamento terapêutico por meio da hipnose e ressignificou emoções que te bloqueavam para ser criativo, é natural que passe a desenvolver processos criativos. Porém, você pode perguntar para o seu subconsciente por qual caminho essa criatividade pode ser melhor desempenhada ou seguida.

Na auto-hipnose, você pode gravar um áudio com a sua voz, dizendo o que quer que seu subconsciente te ajude. Pode ser, por exemplo, para que o subconsciente te mostre como desenvolver um processo criativo para resolver alguma situação ou problema.

Utilizando a auto-hipnose na educação, você está continuamente reeducando a mente para obter benefícios que sua mente subconsciente tem armazenado. Pode ser utilizado em qualquer área para potencializar os ganhos com os estudos.

Conheça mais sobre educação criativa e inovadora no Instituto Criativo, e sobre hipnose na educação no HipnoEdu.

Se gostou deste artigo, compartilhe com seus amigos e familiares. Até a próxima!

Educadora, consultora em educação profissional e tecnologia, hipnoterapeuta OMNI, palestrante e empresária, Presidente do Instituto Criativo e à frente do CreativEdu e HipnoEdu. É pesquisadora em educação criativa e inovadora, empreendedorismo e negócios, doutoranda em Engenharia de Computação, Mestre em Ciência da Computação, Especialista em Educação, graduada em Matemática e técnica em Administração de Empresas. Ajudou e ajuda milhares de mentes a serem protagonistas de sua vida pessoal e profissional por meio da reeducação de suas mentes e pelas capacitações criativas e inovadoras. Mãe dedicada dos lindos Akira e Hideki.

X