Junte-se ao grupo de assinantes e receba dicas, e-books e artigos do HypnoPlace.



Hipnose para estudo: Obtenha melhores resultados

Um assunto que está sendo muito buscado a cada dia por jovens é “quais estratégias usar para ter um melhor desenvolvimento nos estudos e conseguir o máximo de aproveitamento”.

O que quero abordar aqui não é um passo a passo, porque, na verdade, não acredito que uma mesma coisa possa funcionar igual para todas as pessoas, e esse é o primeiro ponto da minha abordagem, a individualidade.  

Quero mostrar como a mente humana funciona, para que você possa ter maior autoconhecimento e pare de cometer o erro que mais atrapalha sua performance nos estudos. Por isso, comento abaixo sobre alguns desses.

Fórmula mágica da aprovação

Primeiro ponto: Deixe de lado as técnicas mágicas! Não é porque funcionou com seu amigo que vai te trazer o mesmo resultado.

Tenho certeza que você já viu vários guias de autoajuda que dizem “10 passos para se tornar (alguma coisa)” ou “7 passos para ser um grande (alguma coisa)”, se fosse simples assim, bastaria todos comprarem esses livros, dessa forma seríamos super-humanos, milionários e felizes. Certo?

Não estou dizendo que não há o que aproveitar nesse tipo de conteúdo, na verdade eu incentivo que busque aprender com a experiência do outro, mas é muito importante que você entenda que cada pessoa precisa de uma estratégia para ter o melhor resultado.

Segundo ponto: Eu acredito que se você chegou até aqui, você é uma pessoa que está comprometida com seu resultado e dando seu melhor para atingir seu objetivo, mas ainda não conseguiu e quer saber o porquê. Não existe resultado para quem fica sentado esperando a sorte virar, concorda comigo?

Então é isso, eu vou te dizer qual é esse grande erro que você vem cometendo que está te impedindo de alcançar um grande resultado. Mas antes quero te explicar algo muito importante.

Como funciona a mente humana

Através do estudo da hipnose eu pude verificar e experimentar diversas razões que aumentam ou diminuem nossa performance em todas as áreas da vida, e notei, de forma clara, que os estudantes que mais se empenham, cometem um erro grave que diminui muito sua chance de aprovação em concursos e vestibulares.

Para que você possa entender isso, vou explicar de forma breve um modelo da mente desenvolvido por Gerald Kein. Ele divide a mente em três partes: inconsciente, consciente e subconsciente.

Mente inconsciente

A mente inconsciente é aquela responsável por nos manter vivo, ela controla nosso sistema imunológico e nossas funções vitais, como batimento cardíaco, respiração… mas se você está lendo esse texto provavelmente está tudo certo com sua mente inconsciente, não precisamos nos preocupar com ela.

Mente consciente

A mente consciente é aquela parte que conhecemos bem, é ela que usamos para pensar, raciocinar e analisar. É nela também que está toda a nossa memória de curto prazo, que são as coisas que precisamos lembrar no dia a dia.

Mente subconsciente

Existe uma parte da nossa mente que é muito importante e que não damos muita atenção, a mente subconsciente é responsável por nos manter seguros e nos fazer economizar energia, é nela que fica gravada toda nossa memória de longo prazo.

Junto com ela, todas as nossas programações e hábitos.

É na mente subconsciente que estão nossas emoções, por isso, quando estamos sob fortes emoções não conseguimos pensar ou raciocinar, apenas agimos como estamos programados.

Lembra daquela vez que você estava realmente muito nervoso e falou coisas que depois se arrependeu? Ou aquela vez que ficou tão feliz que agia como um bobo e depois sentiu vergonha disso?

Sob forte emoção, sua mente subconsciente é quem trabalha, e realmente não é possível agir de forma racional, quanto mais forte a emoção, mais a mente subconsciente domina e mais difícil se torna uma escolha racional. Simplesmente agimos de acordo com nossa programação.

Bem, isso já explica muita coisa, por esse motivo, quando estamos nervosos e/ou estressados é realmente impossível aprender. Como aquela prova importante em que o “branco” aparece, ou aquela disciplina que não entra na sua cabeça de jeito nenhum. Afinal, você foi programado para não ser capaz de aprendê-la.

Mas a boa notícia é que podemos mudar nossas programações através da hipnose e também que podemos nos policiar para não cometer o erro que mais atrapalha a performance como estudante. 

Que erro é esse?

O maior erro que atrapalha a sua performance como estudante é estudar demais, isso mesmo! Calma vou explicar melhor!

Lembra daquele primeiro concurso que você estudou muito, muito mesmo, quase morreu de estudar e você foi reprovado, mas aquele seu colega que quase não estudava foi aprovado?

Você começa a pensar que é “burro” ou tem algum problema. Não é verdade?

O início da sabotagem

Você está estudando no sentido contrário da sua mente e não a favor, e assim fica difícil mesmo! Vou te mostrar a situação que acontece com a maioria dos estudantes dedicados.

Você quer muito um ótimo resultado então começa a estudar que nem um louco, fica horas e horas trancado, mesmo sabendo que nada mais está entrando na cabeça, mas você fica lá persistindo. Então chega a prova e você não vai tão bem como gostaria.

O que você decide? “Vou estudar mais!”

Nesse momento você cancela o encontro com os amigos, diminuiu o tempo com a família e passa a estudar todo o tempo livre, mas quando chega a prova você vai um pouco pior.  E assim, decide estudar por mais tempo, cancelar seus momentos de confraternização, lazer, atividade física, e passa a se alimentar mal para ganhar tempo e estudar ainda mais.

O problema é que o resultado nunca melhora.

Sabe o porquê? Resposta simples, sua mente subconsciente percebeu que você está realmente “se matando” de estudar, você não faz mais as coisas importantes para sua qualidade de vida, então ela precisa que isso termine. Resultado, ela te atrapalha no aprendizado, na concentração durante os estudos e também na hora da prova.

Lembre-se, a mente subconsciente não raciocina, isso é papel da mente consciente, a mente subconsciente não sabe que você precisa dar um gás agora para ser aprovado no exame, e depois você vai voltar a sua vida normal. Ela não sabe que tirar boa nota nessa prova vai te fazer muito bem, ela só percebe que estudar te faz mal, estudar faz você não ter vida social, não praticar atividades físicas, faz você ficar estressado, cansado, e ela precisa impedir isso. Então, faz sentido!

A culpa é do subconsciente, mas ele faz para o seu bem

Como eu disse, uma das principais funções do subconsciente é a autoproteção, ele não pode deixar você se prejudicar, ele fica em alerta e começa uma constante autossabotagem, o maior problema é que se você insiste nisso, ele vai criando um hábito e sempre que você for começar a estudar ele já te coloca no modo autossabotagem, porque estudar, para o seu subconsciente, é algo que faz mal, você ensinou isso a ele.

Se você se identificou com esse assunto, tenho certeza que você é um estudante dedicado que merece uma aprovação, mas que está se autossabotando e se “matando” para estudar.

Ótimo, você já provou que é dedicado, mas não desperdice tempo e energia, estude a favor da sua mente!

O que devo fazer

A melhor forma de parar de cometer esse erro é indo aos poucos mudando sua agenda e marcando compromissos que trarão equilíbrio para sua vida: atividade física, lazer com amigos e familiares, prática da espiritualidade, entre outros.

Dê ao seu organismo tudo que ele precisa para te manter saudável e feliz, o estudo vai fazer parte disso assim como as outras atividades. Consegue compreender o quão melhor pode se sentir e ter um resultado positivo?

O detalhe mais importante: como fazer

O subconsciente tem ainda um outro problema que não te contei, ele não gosta de mudanças, ele sabe que você está vivo assim, relativamente feliz, então melhor manter assim. Ele fará de tudo para sabotar qualquer mudança.

Isso é normal, também serve para te proteger, seu subconsciente só quer que tudo siga bem com a sua vida, e uma mudança grande representa perigo.

Por isso, vá devagar, não mude sua rotina completamente de uma hora para outra, acrescente uma atividade de cada vez, e não ache que vai ser fácil, nos primeiros dias você vai sabotar ao máximo a atividade nova que se propôs, mas não deixe de cumprir ao que se propuser, seja firme.

Como tornar essa mudança mais fácil

Se você quer tornar essa mudança mais fácil, pode utilizar a auto-hipnose, programando sua mente para a nova atividade. Mesmo assim não mude tudo de uma vez, é sempre melhor uma por uma, mas com a auto-hipnose vai ficar bem mais fácil e rápido esse processo.

Se você quer mais rapidez nessa mudança, busque um hipnoterapeuta, aí sim é bem mais rápido arrumar todas as programações que te afastam do sucesso. Você vai conseguir resolver todas as coisas que te sabotam nos estudos.

Se for buscar um hipnoterapeuta, não esqueça de pedir a ele para instalar um gatilho de auto-hipnose (se você ainda não tiver). Mesmo resolvendo seus bloqueios e mudando sua programação, a auto-hipnose sempre será muito útil nas mudanças.

Comece a mudança

Parece que ficou claro como evitar o maior erro que o estudante comete.Talvez você ainda esteja se perguntando: mas afinal, quantas horas eu devo dedicar aos estudos?

Isso eu não tenho como responder, como eu disse no início, não existe fórmula mágica que vai funcionar igual para todos, cada pessoa tem um organismo diferente, funciona de uma forma diferente, o tempo ideal para cada atividade você vai descobrir testando. Você tem total autonomia para se descobrir, agora que entende como sua mente funciona.

Altere aos poucos sua agenda, faça uma programação para a próxima semana acrescentando uma atividade que será saudável para você. No final da semana, analise a semana anterior, o que pode melhorar, e planeje a semana seguinte já acrescentando outra atividade que melhore uma área da sua vida.

Nesse planejamento coloque exatamente os horários de estudo, programando a semana toda, você pode fazer vários testes, talvez funcione para você estudar a mesma disciplina o dia todo, ou a cada “x” minutos trocar de disciplina. É importante ter intervalos curtos durante o estudo; para alguns, esses intervalos precisam ser a cada 30 minutos, para outros uma hora.

Descubra o tempo máximo que você rende estudando todos os dias, algumas pessoas conseguem apenas uma hora por dia e está tudo bem, outras conseguem por horas, usando a estratégia certa de intervalos e boa distribuição do tempo para outras atividades. Faça da forma como você rende melhor, seja eficiente.

Após fazer o planejamento, cumpra exatamente o que se propôs, as atividades de estudo, as atividades sociais…  No fim da semana analise os resultados para planejar novamente a próxima semana. Tenho certeza que em pouco tempo você vai se tornar muito eficiente no aprendizado e terá o melhor planejamento possível.

Lembre-se que o objetivo é ter uma vida saudável e que o aprendizado virá como consequência, você precisa de uma semana que contemple todas as atividades que farão você feliz, e assim seu subconsciente poderá te ajudar em tudo.

Tenho certeza que, com disciplina, você vai encontrar seu melhor ponto de performance. O importante é cumprir o que se propôs e não desperdiçar tempo!

Engenheira, empresária e COO da OMNI Brasil, coaching e hipnoterapeuta OMNI.Tem um grande foco em ajudar jovens em desenvolvimento pessoal, principalmente voltado para área de descoberta profissional. E tem por objetivo ajudar na formação de milhares de hipnoterapeutas pelo Brasil e quem sabe do mundo, para que dessa forma cada vez mais pessoas possam ser ajudadas através dessa ferramenta incrível que é a hipnoterapia.

X