Junte-se ao grupo de assinantes e receba dicas, e-books e artigos do HypnoPlace.



Gratidão: Use a hipnose para ter uma postura mais positiva

Significado

O termo gratidão origina-se do latim gratia, que traduzido na sua íntegra significa graça. Dessa forma pode-se concluir que gratidão, é ser grato a algo ou alguma coisa que de uma forma ou de outra lhe foi concedido, independente de ser bom ou ruim, caro ou barato. Podendo dessa forma ser sintetizada como:

1. Qualidade de quem é grato;

2. Reconhecimento de uma pessoa por alguém que lhe prestou um benefício, um auxílio ou um favor;

3. Agradecimento.

Parece estranho, mas a gratidão deve ser expressada não apenas nos momentos bons, assim as coisas se tornam muito fáceis, porque tudo está acontecendo as mil e uma maravilhas e dessa forma inexiste insatisfação. Mas também na dor, é nessa condição que às vezes ocorre uma mudança significativa e radical na vida daquela pessoa, como dizia meu saudoso irmão João: “eu dobro mas não quebro”.

Na dor ocorre o acúmulo de sensação desagradável produzida por excitação de terminações nervosas sensíveis aos estímulos dolorosos, destacamos a mágoa originada por desgostos do espírito ou do coração. É um sentimento causado por uma decepção, uma desgraça ou pelo sofrimento ou morte de um ente querido.

Já atendi diversos pacientes que chegaram no consultório arrasados, decepcionados, com muita raiva do seu cônjuge (esposa ou esposa), que deu um fim num relacionamento de anos de convivência.

Uma situação dessa é traumática? Claro que é, porém em muitos casos é até muito bom que tenha acontecido algo assim, para que a pessoa possa dar a volta por cima e restaurar sua autoestima.

Às vezes essa pessoa demonstra estar num sofrimento e tristeza profundos, apresentando sintomas parecidos com a depressão, mas na verdade é um quadro de angústia reativa, ou seja, o corpo/mente daquela pessoa está reagindo a uma situação real de abandono e rejeição.

Havendo necessidade, pode-se recomendar uma avaliação psiquiátrica e adoção de terapêutica medicamentosa para a restauração da homeostase interna dessa pessoa.

gratidao-hipnose-para-ter-postura-mais-positiva

Hipnose e Rejeição

Ocorre que essa história de rejeição tem se repetido algumas vezes para muitas pessoas, e quando trabalhamos com os protocolos da OMNI HYPNOSIS TRAINING CENTER, especialmente o R2C (Regressão à Causa) e a Ultra-Height (Máxima Elevação), é fenomenal como observamos as mudanças na vida do indivíduo. Temos diversos relatos positivos sobre o processo. Isso é muito gratificante!

Atitude positiva diante da dor

Temos a noção de que a DOR impulsiona o PROGRESSO, quando:

É possível hoje AGRADECER por aquilo que, aos nossos olhos, não deu certo na última semana.

Reconhecer que, dentro do possível, foi a melhor semana que poderia ter, é expressar Gratidão.

Como podemos viver em gratidão?

Abra seu coração para seguir em frente na busca da felicidade e ajudar o outro a também ser feliz!

Todos temos sonhos! É de extrema importância que tenhamos metas e objetivos a serem alcançados a curto, médio e longo prazos e montarmos uma estratégia devidamente planejada, para que nossos sonhos sejam alcançados.

Porém, tem sido negligenciado por muita gente o fato de não se demonstrar gratidão pelo que já foi adquirido. É importante que se tenha isso, que se enumere suas conquistas ao longo do tempo, quase sempre é bem grande, Vai até lhe surpreender!

Essa atitude de ser grato pelo que já foi realizado e conquistado, ativará no sistema límbico, especificamente no núcleo accumbens, o centro do prazer e satisfação. Quando somos gratos por algo que nos aconteceu, o cérebro percebe como valioso e prazeroso, então liberará o neurotransmissor dopamina.

Isso significa que ao sermos gratos ou demonstrarmos gratidão por algo que nos aconteceu, haverá um aumento significativo na sensação de emoções positivas. Lembre-se disto!

gratidao-hipnose-para-ter-postura-mais-positiva

Conceito

A gratidão é um sentimento que precisa ser alimentado, cuidado e praticado ao longo do tempo, por analogia podemos compará-la a uma semente de uma planta que se gosta e resolve-se plantá-la.

A questão não chega ao final apenas quando se faz seu plantio, são necessários cuidados como regar o terreno, aguá-lo… A gratidão possui um parâmetro semelhante, precisa-se praticá-la para que se torne um novo, positivo e bom hábito, o ponta pé inicial é começar a agradecer pelo que já aconteceu com você, como: mais um dia de vida, conquistas materiais, emprego atual, companheira(o), etc.

Ser ou não grato é uma decisão totalmente pessoal, pode-se usar ou não, há o livre arbítrio, ou seja, a pessoa simplesmente decide se é/será grata ou não pelo que já lhe aconteceu.

Quando se é grato, o hipotálamo se conecta com a glândula pituitária ou hipófise e libera o hormônio da ocitocina, dessa forma quando se é grato por algo que aconteceu, seja bom ou ‘menos bom’, haverá uma redução na raiva, na angústia.

É importante que nos adaptemos e comecemos a colocar em prática diariamente o comportamento de ser grato às coisas que nos aconteceram.

gratidao-hipnose-para-ter-postura-mais-positiva

Diário da Gratidão

Martim Seligman, uma das maiores autoridades no campo da Psicologia Positiva recomenda que se adote um Diário da Gratidão, para que no final do dia, quando se vai deitar para dormir, se faça uma reflexão do que aconteceu, quem colaborou e fez algo que mereça sua gratidão, e seja devidamente registrado nesse diário.

Sugiro que se adote o diário da gratidão, ou simplesmente tenha uma tabela em branco com duas colunas: “Dia – Sou grato a…”, porque no final de cada dia, caso tenha acontecido alguma coisa que mereça sua gratidão, será registrada lá.

Nas atividades em grupo, desde 2014, tenho mencionado muito o uso deste diário, principalmente quando faço alguma palestra que envolva temas motivacionais, com a dinâmica “Árvore da gratidão”, tendo como meta despertar o sentimento de gratidão individual em cada um dos participantes (pensar em coisas já conquistadas ou recebidas, pessoas que em algum momento te fez algo de bom e útil, materiais ou relacionamentos) com o objetivo de despertar a sensação de prazer e emoção positiva, das conquistas já realizadas, estimulando o afeto e a tranquilidade.

Com profunda gratidão, hoje eu sei que sou parte desta terra e que a humanidade pode mais uma vez estabelecer um equilíbrio em nosso planeta. Um equilíbrio que é tão importante para podermos simplesmente viver em paz. E isso é basicamente o que todos nós almejamos.
Trecho do filme: The Blue Jewel – A Jóia Azul, filme de Oliver Hauck.

Então, gostou das sugestões acima? Deixe seu comentário e compartilhe com seus amigos!

Psicólogo, com diversas especializações nas áreas da Psicologia Organizacional e Clínica, é hipnoterapeuta com vários cursos nacionais e internacionais, dentre eles destacamos o da OMNI Hypnosis Training Center em: Hipnoterapia, HypnoSport e HypnoPerform. Atualmente é psicólogo da Companhia de Água e Esgotos da Paraíba – CAGEPA, e também atua como psicólogo clínico e hipnoterapeuta na cidade de João Pessoa – PB. É atualmente Secretário da Sociedade Paraibana de Hipnose e Sofrologia.

X