Junte-se ao grupo de assinantes e receba dicas, e-books e artigos do HypnoPlace.



Enem: como se preparar utilizando a hipnose

As provas do Enem estão chegando, a ansiedade aumenta e você percebe o quanto se dedicou para que nesse dia você fosse brilhante e que nada escapasse do seu controle.

Foram dias cansativos de estudos. Deixou as amizades e o namoro de lado pra dar atenção aos livros. Fizesse sol ou chuva, frio ou calor, você estava lá, se dedicando com afinco em busca de seu sonho. Perdeu inúmeros eventos sociais com familiares e amigos em nome da aprovação em uma universidade.

Quantas vezes você se pegou dormindo em cima do caderno. Quantas vezes já passava da meia noite e você dizia “só mais um pouquinho”, e ainda lia mais algumas linhas daquela matéria de história. E a redação que corrigia inúmeras vezes até torná-la impecável. A matemática, então, passava horas quebrando a cabeça em um cálculo até conseguir a solução.

E antes de dormir, você sonhava acordado… com o grande dia da vitória: acessar a página do INEP e ver seu nome na lista de aprovação.

Há quem diga que apenas dois dias são poucos para avaliar se um candidato está apto para deixar o Ensino Médio e encarar a bomba de um curso universitário. Eu sou uma delas, acredito que o processo poderia ser mais longo e menos denso (provas mais curtas divididas em mais dias), abrangendo mais questões, explorando mais temas de redação, aumentando a possibilidade de obtenção de uma nota mais justa. Como não é, o candidato deve se enquadrar no que é proposto.

E por mais que você esteja frequentando um excelente curso preparatório, esse curso não irá te capacitar para eliminar a ansiedade durante a prova, os pensamentos negativos, o famoso “branco”, falta de confiança, desespero, a resistência física para aguentar até o final…

Mas você gostaria de saber como é possível obter tudo isso?

Então, vem comigo!

pessoa estudando muito

Fonte: Pexels

Sua mente é responsável pelo desempenho no Enem

Sabe aquele estudante que você conhece, hiperesforçado, que já fez “mil” provas de Enem e nunca saiu do lugar? Ele conquista ótimas notas, foi aluno exemplar em todo o Ensino Médio, já foi aprovado em outros cursos menos para o qual deseja? Vamos agora descobrir o que acontece com ele.

Desde sua infância ele sempre ouvia do seu pai que a vida era muito difícil, que nada dava certo nos negócios da família e que só os ricos podiam se dar bem. Ele começou a ir para a escola e frequentemente seu pai o chamava de burro quando errava um exercício de matemática. Sua mãe “nunca tinha tempo” para ver seus cadernos e tomar a lição. Para a mãe, estudar nem era tão importante assim para o crescimento pessoal ou profissional, pois o importante era cuidar do comércio da família, uma conveniência pequena, que era responsável pelo sustento e nada mais. E essas ideias foram reforçadas ao longo da sua infância e adolescência, de várias maneiras, com palavras e atitudes.

Mas quando era pequeno ele sentia um desejo enorme de cuidar de pessoas e acreditava que era capaz de realizar seus sonhos. Não se sentia uma criança diminuída nem menosprezada, apenas queria poder ajudar outras pessoas e ser feliz. Com o tempo, ele foi definindo melhor esse desejo e chegou à conclusão que iria ser um bom médico.

Estudou, se dedicou bastante, se tornou um aluno exemplar e tinha tudo para entrar no curso de medicina. Porém, quando chegava na prova, dava “branco”, sentia dor de barriga e errava várias questões na hora de passar para o gabarito.

Primeiramente, entenda um pouco sobre o funcionamento da mente. Nossa mente é dividida em três partes: a consciente, subconsciente e a inconsciente. A parte responsável pelo controle da nossa vida é a subconsciente, ela armazena eventos durante toda nossa vida que vão ser responsáveis pela nossa formação, induzindo nossas escolhas e comportamentos.

Quando somos crianças, nossos pais são como super-heróis, são autoridades nos quais nos espelhamos, através de suas palavras, comportamentos e hábitos. A mente subconsciente do estudante em questão registrou as ideias negativas dos pais sobre sucesso e vida profissional, o desprezo da mãe pelo desenvolvimento através dos estudos, estabelecendo a ideia de que alcançar êxito na vida é muito difícil.

Pronto, isso foi o suficiente para treinar a mente dele para boicotá-lo diante da possibilidade de sucesso, de acordo com aquilo que ficou registrado, criando toda uma condição negativa durante a prova.

Entendeu agora o que acontece?

E ai você me pergunta: “e agora, tem como resolver isso ou ele está destinado ao fracasso para sempre?”

Claro que tem solução, vejamos.

Hipnose e auto-hipnose: o segredo do sucesso no Enem

Caso você tenha se identificado com o que leu até aqui ou conheça alguém que passe pela situação mencionada, saiba que existe uma solução totalmente natural e segura, capaz de ajudar no dia da prova e no período de dedicação aos estudos, é a hipnoterapia.

A hipnoterapia é uma terapia realizada através de técnicas de hipnose, em que o terapeuta ajuda o cliente a acessar o seu subconsciente para realizar os ajustes e reaprendizado necessários para alcançar seu objetivo.  Os maiores diferenciais dessa terapia é a durabilidade e brevidade, ou seja, a pessoa não precisa fazer muitas sessões até conseguir o que deseja.

Pode ser realizada com pessoas de qualquer idade, com as mais diversas queixas. Na adolescência existe uma grande busca para melhoria da nota do Enem, aumento da concentração e foco, resistência física e emocional no dia da prova, relaxamento, qualidade do sono, eliminação de crenças limitantes, desânimo, nervosismo, ansiedade… enfim, uma série de fatores que atrapalham o desempenho nos estudos e o resultado final.

Quando um cliente adolescente vem ao meu consultório para se preparar emocionalmente para o Enem, eu o presenteio com um grande tesouro, que vai ser útil para sua vida inteira e que vai ser ainda melhor para sua preparação para as provas: a auto-hipnose. Os adolescentes adoram, e os que utilizam esse presente de forma consciente e constante podem comprovar os grandes benefícios que ele mesmo pode produzir através de sua própria mente!

rapaz relaxando concentrado

Fonte: brenkee / Pixabay

Técnica da visualização

Enquanto você busca um hipnoterapeuta qualificado, que possa te ajudar a alcançar seu sucesso, vou te ensinar uma técnica muito simples e legal para você praticar hoje mesmo. Essa técnica consiste apenas em você utilizar a sua imaginação.

Sabe quando você sonha acordado com o momento da sua aprovação? Então, é isso mesmo, vamos lá!

Escolha um lugar calmo, feche os olhos e se imagine no momento em que você verifica a sua aprovação, comemora com a família e amigos na pizzaria, por exemplo, recebe os parabéns de todos que tem amam (até daquela tia distante), se sentindo a melhor pessoa do mundo, com o astral lá em cima. Quanto mais detalhes você puser na sua imaginação, melhor. Crie o seu momento especial e repita esse procedimento várias vezes.

Aos poucos a sua mente vai recolhendo as informações da visualização e começa a trabalhar a seu favor. Como agora você entende e acredita no poder da sua mente, em breve você estará percebendo bons resultados. Lembre-se disso! 😉

Se gostou deste artigo, compartilhe nas suas redes sociais! Um abraço!

Graduada em Nutrição e Pedagogia pela UFMS. Hipnoterapeuta OMNI, com formação em hipnoterapia infantojuvenil através do HypnoKids (da mesma instituição). É especialista em depressão em adolescentes e no momento atua exclusivamente como hipnoterapeuta, em Campo Grande – MS.

X