Junte-se ao grupo de assinantes e receba dicas, e-books e artigos do HypnoPlace.



Como perder a timidez através da hipnose

Sabe aquela pessoa tímida que você conhece? Bem, ela não é dessa forma por opção ou por falta de vontade de mudar, existem diversos pontos que influenciam para que ela se comporte dessa maneira. E já vou te adiantando, não é nem um pouco engraçado ou “fofo” ser tímido(a). Para que você entenda o assunto, escrevi este artigo.

Timidez

É muito provável que você conheça alguma pessoa tímida, mas você sabe o significado dessa palavra?
Se formos procurar o que as palavras timidez e tímido significam, veremos o seguinte:

Timidez significa estado ou característica de quem é tímido; qualidade de quem é fraco, frouxo. Já tímido aparece como quem revela embaraço diante das pessoas, acanhado; que tem temor, insegurança, receoso.

Lendo o significado da palavra, percebemos que ser tímido carrega uma conotação negativa.

Infância

Peço que faça um esforço para se lembrar de quando era criança. Em uma festa infantil, ou em ambientes onde tinham outras crianças, você se recorda como era seu comportamento? Seus pais, avós ou as pessoas que te educaram já falaram algo sobre como você era na infância?

Você já foi rotulado de tímido na infância? Ou os seus pais já afirmaram na frente das pessoas que você era acanhado na tentativa de justificar a sua atitude de não querer cumprimentar alguém ou falar com algum desconhecido?

Você acredita realmente que todas as crianças têm facilidade em interagir umas com as outras? Que não sentem insegurança ou vergonha diante de pessoas desconhecidas?

Para alguns adultos, o comportamento normal e esperado é que seus filhos brinquem e interajam com facilidade com outras crianças.

Mas nem todas as crianças possuem essa facilidade. Eu, por exemplo, era muito retraída.

bonequinho com saco feliz

Rótulo

O que acredito é que a palavra “timida” não define quem você é.

Uma pessoa pode se comportar em uma situação específica com características de timidez e em outras situações não.
Já te causou espanto quando alguém que você considera extrovertido afirma que, na verdade, é muito tímido? Isso acontece porque a timidez não é, necessariamente, um estado permanente.

Por exemplo, todas as pessoas já sentiram medo em algum momento da sua vida. Se em uma situação de assalto você sente medo, não significa que você é medroso. Significa que em um determinado evento, devido às circunstâncias, era absolutamente normal sentir medo, e está tudo bem.

A timidez, assim como o medo, é um estado momentâneo que como o próprio nome já diz, pode ocorrer em determinado momento. Mas esse estado não define quem você é.

Não se rotule e nem rotule as pessoas.

A timidez atrapalha sua vida?

Você se considera ou é conhecido como uma pessoa tímida? Você sente dificuldade de falar em uma roda de amigos? Teme fazer uma pergunta em sala de aula, e quando isso acontece, sente seu rosto ficar vermelho ao ser o centro das atenções? Você é sempre conhecido como a pessoa “quieta” do grupo?

moça tímida

Como já mencionei anteriormente, os momentos em que nos sentimos envergonhados é algo totalmente comum. Porém, se você percebe que a sua timidez é excessiva e te atrapalha no dia a dia, como conseguir um emprego ou conversar com seus amigos, saiba que a hipnoterapia pode te ajudar a vencer a timidez.

Na hipnoterapia nós partimos do pressuposto de que você não nasceu assim. Lembre-se que isso foi aprendido, que isso teve um início, uma causa e que pode ser tratado.

Em hipnose, conseguimos acessar a mente subconsciente da pessoa, onde estão armazenadas todas as suas memórias de longo prazo, e somos capazes de identificar os eventos ocorridos que desencadearam esse comportamento. Com essas informações, fazemos um trabalho de ressignificação, eliminando essa programação da mente subconsciente e obtendo mudanças rápidas e efetivas.

Compounding

Eu sou descendente de japoneses, e muitos orientais são considerados pessoas mais introvertidas pelo modo como são criados e pela própria cultura que possuem.

Quando comecei a aprender sobre hipnose, descobri duas palavras que mudaram a minha vida: compouding positivo e compouding negativo, que significa repetição.

Ou seja, desde a infância cansei de ouvir dos meus pais, da família, amigos, desconhecidos que eu era uma pessoa tímida, e esse rótulo sempre me incomodou. Ouvi muitas frases irônicas como: “nossa, mas você não para de falar, hein?”, ou “já cansei de ouvir a sua voz!”.

E o que isso tem a ver com compouding? Como eu escutei repetidas vezes que eu era envergonhada, isso se tornou uma definição de quem eu era e uma crença negativa de que eu era tímida, insegura. Logo, essa repetição é o que chamamos de compouding negativo.

Na hipnoterapia, uma das coisas que fazemos é o compounding positivo, ou seja, falar uma afirmação positiva para a pessoa repetidas vezes.

pai e filho falando sobre timidez

Responsabilidade e poder dos pais

Eu tenho um filho de dez anos e já conversei com ele algumas vezes sobre timidez.

Levo meu filho para participar de alguns eventos comigo, e quando o apresento para cumprimentar algum conhecido meu, já houveram momentos onde ele ficou um pouco retraído na hora de se apresentar.

Nesses momentos, eu poderia dizer que ele é tímido, mas não justifico seu comportamento com esse rótulo. Se eu o fizesse, e depois em uma situação na escola ele ouvisse que é tímido, a segunda vez que ele ouvisse esse estereótipo, provavelmente se tornaria um garoto tímido, pois há uma repetição e ele acaba acreditando que aquilo é uma verdade.

Expliquei para meu filho que experimentar timidez em algumas situações é algo absolutamente normal e ele compreendeu rapidamente.

Se você tem filhos, não diga a sua criança que ela é tímida, converse com ela. Explique que experimentar timidez em algumas situações é algo comum, que você em algumas situações também experimenta essa emoção. Isso vai ajudar muito seu filho na infância e em seu futuro.

Eu já ouvi isso muitas vezes na minha infância até a vida adulta. Se eu tivesse tido esse esclarecimento antes, não teria me rotulado como tal e como consequência disso, uma autoestima baixa por muito tempo.

Os pais representam uma figura de autoridade para a criança. O que nós acreditamos e falamos para os nossos filhos, eles também passam a acreditar. Se rotulamos que eles são tímidos, então eles serão tímidos. Afinal, eles “precisam” atender essa expectativa que foi colocado na identidade deles por nós, pais.

Se você, por outro lado, entende e explica para seu filho que sentir essa emoção de vez em quando é algo normal e que em outros momentos ele supera a timidez, isso muda o destino e a autoestima das nossas crianças.

Neste artigo, estamos falando especificamente sobre timidez, mas qualquer palavra que você afirme para a sua criança, ela pode acreditar como sendo verdade.

Agora pare e reflita: as frases que você ouvia quando era criança impactam hoje na sua vida? E se você tem filhos, as expressões que você diz para eles são positivas?

Acredito que essa mensagem e a consciência do poder e responsabilidade que exercemos em relação aos nossos filhos são muito importantes, pois podemos impactar de forma muito positiva ou negativa o futuro deles.

Compartilhe esse artigo que pode auxiliar muitas pessoas a vencerem a timidez e também a ajudar os pais a realizarem um compounding positivo na vida de seus filhos. Até a próxima!

Hipnoterapeuta pela OMNI Hypnosis Training Center.  Membro da National Guild of Hypnotists – NGH, especialista em Hipnose para Crianças – HypnoKids. Como hipnoterapeuta vem atuando com adultos e crianças, ajudando-os a melhorarem sua autoestima, serem mais confiantes e a despertarem o potencial que há dentro de cada um, de forma rápida e duradoura.

X