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Como dormir bem com a ajuda da auto-hipnose

Eu achei que ia ficar maluco!

Era o último trimestre de 2014 e eu estava atrasado para terminar meu trabalho de conclusão de curso, o famoso TCC, para minha formação em Administração Pública.

Como qualquer bom procrastinador, eu havia deixado para “mais tarde” todo o conteúdo que parecia simples dentro da minha cabeça, mas na hora que comecei a digitar o primeiro parágrafo da introdução, percebi que estava numa tremenda enrascada.

Embora a ideia fosse clara para mim, transcrever aquilo em capítulos metódicos se transformou em um dragão de três cabeças, rindo e caçoando do meu nervosismo.

Motivado pela frase de Winston Churchill, “O sucesso é ir de fracasso em fracasso sem perder o entusiasmo”, comecei a escrever loucamente e quanto mais eu escrevia, mais parecia que aquilo não ia funcionar. E foi aí que tomei uma atitude minimamente estúpida: “Vou dormir menos e trabalhar mais.”

Trilhei esta rotina insana por um longo tempo. De início achei que estava funcionando, embora estivesse me sentindo cada vez mais pesado, cansado e desmotivado no decorrer daquele LONGO trimestre.

Enfim, após um esforço hercúleo finalmente entreguei o TCC. Apresentei a defesa e passei (raspando, confesso).

O TCC acabou, a faculdade acabou e parecia tudo bem. Só que mais uma coisa aconteceu.

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EU ESTAVA COM INSÔNIA!

Estresse, raiva, nervosismo, ansiedade e agitação são os principais inimigos do sono.

Em um mundo ideal, próximo às 22h nós desligaríamos todos os aparelhos domésticos, as luzes, bloquearíamos todas as entradas de luzes em nosso quarto, faríamos uma rápida revisão do dia e dormiríamos, prontos para o combate no dia seguinte.

Só que não!

Estamos tão habituados a achar que produzir até o limite é o ideal, que passamos a bloquear todas as formas que nosso cérebro gentilmente criou para cuidar de nós mesmos por milhões de anos de evolução. E obviamente pagamos um preço alto demais por isso.

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), mais de 40% dos brasileiros sofre de insônia, e grande parte disso vem de uma rotina maluca, com pressões de todos os lados e hábitos para dormir totalmente irregulares.

No meu caso, eu tive que pesquisar muito (e perder mais algumas horas de sono) para entender como nosso cérebro pode descansar melhor. Por isso, hoje quero compartilhar com você como eu pude voltar a ter uma noite de sono completa e posteriormente pude ajudar meus clientes de hipnoterapia a terem o mesmo resultado.

São dicas simples que poderão ser feitas tranquilamente sem nenhum esforço e de forma completamente natural.

1) Crie um ritual

Seres humanos são criaturas de hábitos, isto é, nós gostamos de nos manter fixos em determinados padrões. Obviamente isso não é de todo ruim, pois é apenas uma tentativa de nosso cérebro guardar e economizar energia.

Assim, tudo aquilo que você realizar com constância acabará se tornando um processo automatizado, bastando um simples gatilho para gerar uma gama de informações armazenadas naquilo que chamamos de subconsciente (que está fora do controle consciente).

Veja que “querer”, a famosa “força de vontade” é extremamente fraca e frágil perante o subconsciente, responsável principalmente pela sobrevivência. Para o subconsciente, a preservação da espécie pela automação ou economia de energia é muito mais importante do que os constantes devaneios e mudanças de humor da mente consciente.

Portanto, mesmo que você queira uma mudança, se não houver uma permissão do subconsciente, nada acontecerá, ou melhor, acontecerá apenas frustração, pois os resultados sempre serão os mesmos.

Você precisa criar um processo de reeducação da mente, mostrando na prática o que precisa ser feito. Assim, sempre que começar a fazer alguma dessas coisas, ‘interruptores’ em sua mente serão acionados para que um objetivo seja alcançado, e quanto maior a repetição, maior é o sucesso obtido.

Veja algumas dicas para este processo:

– Reduza a “estimulação digital”, como TV e uso do computador antes de dormir. Eu sei que é algo comum dar uma espiada no Whatsapp ou Facebook antes de deitar na cama (ou já deitado nela), mas aquela luz branca azulada, presente nas telas de celulares, tablets e computadores, inibe a secreção da melatonina, o hormônio que avisa o nosso corpo que está na hora de dormir. É como se o cérebro estivesse recebendo mensagens para permanecer acordado quando deveria dormir, o que gera uma confusão e apenas reforça o estado mental de alerta e cansaço.

– Reduza ou corte a cafeína após o almoço. É claro que isso depende de organismo para organismo, porém, se à noite você não está conseguindo desligar, experimente tirar o café da tarde.

– Tenha um horário programado para dormir e não apenas quando estiver “podre de sono”. Isso é fundamental, pois achamos que o corpo precisa querer descansar, só que temos tantas cargas de agitação durante o dia que isso fica comprometido. Assuma um compromisso consigo mesmo e vá treinando seu corpo e mente para deitar sempre no mesmo horário, mesmo que nos primeiros dias isso pareça estranho e inútil.

– Evite comidas pesadas antes do sono. Corte alimentos pesados ou densos, pelo menos até três horas antes de ir para a cama.

– Um banho quentinho à noite é uma forma de dizer ao cérebro que “agora tudo está terminado”, além de baixar um pouco a pressão e relaxar os músculos. Minha parte predileta é essa, pois é o momento que começo a realmente me desligar da agitação do dia.

– Ler um livro calmo e prazeroso, mesmo que na cama, ajuda o cérebro a relaxar. Eu sou adepto do Kindle e da Amazon, que me permite ler à noite sem aquela luz ofuscante do celular. A leitura estimula a criatividade, a linguagem favorita do subconsciente.

2) Trabalhe fora da cama

O cérebro precisa entender que a cama é o momento de repousar e não se estressar com mais trabalho. Se você está sentindo que precisa trabalhar até a hora de dormir, pode ser que sua agenda esteja desorganizada e precisa de uma adequação.

E se você, assim como eu, precisa de ideias para o seu trabalho e estas começam a pipocar nos momentos de relax, deixe uma caderneta com caneta ao lado da sua cama. Se durante a noite você lembrar ou até mesmo acordar porque algo lhe veio à mente, anote e deixe isso para resolver assim que acordar.

Não caia na tentação de querer guardar na memória, pois a ansiedade de não esquecer será forte o suficiente para manter seus olhos abertos.

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3) Auto-hipnose simples e fácil

A insônia é basicamente o cérebro estimulado, independentemente se for por uma razão externa ou interna. Já tentou dormir sentindo raiva? É difícil não é?

Eu costumava ter a cabeça cheia de pensamentos tolos – coisas do trabalho, coisas que vi na propaganda, coisas que achava que tinham falado para mim, coisas que teria de fazer no dia seguinte, etc.

Algumas coisas eram realmente sérias e verdadeiras, mas a maioria era apenas “lixo” acumulado. Então, todas as noites, sentado na cama, comecei a praticar uma auto-hipnose muito simples, com o objetivo de apaziguar as emoções e abrir minha mente para novas possibilidades.

Afinal, focar no problema não o resolve, apenas aumenta seus efeitos colaterais.

Experimente fazer dessa maneira:

– Antes de deitar, sente-se confortavelmente, respire e perceba os pensamentos correndo ali na cabeça.

– Imagine que você está olhando para o céu e os pensamentos são nuvens branquinhas que passeiam livremente.

– Cada pensamento que você tem é uma nuvem e cada nuvem simplesmente passeia, sem brigas, sem apego.

– Ao olhar os pensamentos assim, sem apego, você perceberá que aquelas nuvens vão diminuindo, ficando cada vez mais relaxado e feliz.

– Agora, com a mente tranquila, apenas deite-se confortavelmente e aproveite seu sono.

Dica Bônus

Não resolveu? Use a hipnoterapia para resgatar o controle da vida!

Se mesmo com todas as dicas que usei com sucesso e repasso aos meus alunos e clientes com máximos resultados, você ainda sente que há um “monstrinho” aí dentro te devorando, é porque será necessário ir ainda mais fundo.

Lembre-se que o momento mais vulnerável da vida humana é durante o sono. Momento onde ele se abstém de todos os seus aparatos de defesa, e que o fizeram sobreviver por milhares de anos na densa selva, onde todos os animais estavam esperando uma deixa para jantar.

Porém, nossa mente não consegue entender a diferença entre real e imaginário, e se há alguma coisa aí dentro que dispara esse alarme, mesmo que subconscientemente, sua mente não lhe permitirá descansar até que o “inimigo” seja colocado para fora.

A figura do hipnoterapeuta

Esse profissional será capaz de ajudá-lo a entender todo o processo emocional que desencadeou um sistema de defesa altamente desenvolvido, capaz de mantê-lo acordado por longos e longos dias, pois tem medo de que alguma coisa aconteça.

E você, como está o seu sono? Gostou de alguma das técnicas ensinadas acima? Deixe seu comentário e compartilhe com seus amigos.

Hipnoterapeuta OMNI e orgulhoso em fazer parte do seleto grupo de instrutores com certificação internacional. É graduado em Administração Pública e possui pós-graduação em Psicanálise, e é pós-graduando em Neurociência Clínica. Apaixonado pela mente humana, vê em seu trabalho uma maneira de contribuir para um mundo melhor.

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