Junte-se ao grupo de assinantes e receba dicas, e-books e artigos do HypnoPlace.



Autoconhecimento: se descubra através da hipnose

Considerando que conhecimento significa o ato ou efeito de conhecer, autoconhecimento seria conhecer a si próprio. Sim, esse é o ponto de partida de todo processo de mudança na vida de qualquer pessoa. Conhecimento de quem se é, quais suas virtudes e defeitos, quais forças e fraquezas, quais crenças impulsionadoras e limitantes. Enfim, quem é você?  Como você está hoje e para onde você quer ir?

Essas perguntas norteiam a maior parte de todas as teorias e conceitos sobre o autoconhecimento.  Você provavelmente já deve ter passado por uma lista enorme de perguntas sobre tudo isso, eu sei.  Mas, qualquer que tenha sido sua resposta, ela sempre será uma resposta consciente, gerenciada por uma parte de sua mente denominada pela neurociência como neocórtex.

Exatamente nessa parte de nossa mente, aprendemos desde sempre que precisávamos desbravar o mundo, aprender páginas e páginas de assuntos e matérias escolares que talvez nunca tenham sido necessárias para o seu desenvolvimento. Essa é a parte da nossa mente que busca respostas para tudo que acontece e que por muitos anos norteou tudo aquilo que chamávamos de decisões, até agora.

caminho para o autoconhecimento

Fonte: Canva

Por onde começar o autoconhecimento?

Para começar do começo, é necessário que façamos uma viagem no tempo, aos nossos livros de ciências onde aprendemos sobre células, seres vivos, bactérias, plantas e etc.  Talvez, a sua professora não tenha dado tanta ênfase em algumas informações importantes que poderiam ter mudado sua vida para sempre.

Talvez ela também entendesse que aqueles assuntos eram somente uma parte da grade curricular da matéria.  Talvez ela também entendesse que sua mente consciente – ou mente racional – precisasse apenas esclarecer a seus alunos que aqueles assuntos, embora fizessem parte de nós, não iriam interferir em nossa vida, em algum momento.

E assim, como citado no primeiro parágrafo desse texto, todos nós crescemos entendendo que éramos animais racionais, uma espécie diferente das outras, soberana e inteligente. Será? Sim. Somos tudo isso. Essa parte de nosso cérebro que gerencia nossa consciência nos foi dada a pouco mais de 300.000 anos, segundo estudo publicado em 2017 pela revista “Science”.

Contudo, alguns milhões de anos antes disso, nosso sistema nervoso central desenvolveu estratégias para cumprir sua missão número 1 que é a sobrevivência.  Daí, outras partes do nosso cérebro, gerenciam todo nosso processo biológico e instintivo, há muito mais tempo. Aí está o segredo: as estratégias do sistema nervoso para economizar energia e nos manter vivos é, de fato, o que constrói toda a realidade de mundo que conhecemos.

quebra-cabeça do autoconhecimento

Fonte: Canva

Como montar esse quebra-cabeça

Se somos um ser biológico que precisa de vida, e vida é energia, então precisamos economizar ao máximo essa energia. Utilizando sofisticadas estratégias, nosso sistema nervoso automatiza tudo que ele pode para que todo o movimento seja automático e assim, poupe energia.

Assim, nossa mente racional, por ter a função de justificar nossos atos, entendendo que ela quem toma as decisões, acaba por negligenciar certos questionamentos. É aí que entra um novo elemento do quebra-cabeças: a mente subconsciente.

Essa mente é relacionada ao cérebro límbico ou também chamado de cérebro emocional. Ele tem a função de “mediar” a nossa vida.  Utilizando estruturas e estratégias, a mente subconsciente se encarrega de fazer tudo que for necessário para que as coisas que acontecem com você, que você aprendeu e sempre acreditou, se tornem parte de você. Pois assim, ele estará cumprindo a sua função biológica.

Fonte: Canva

O que é a hipnose?

Sabe aqueles momentos em que você conversa com o seu cachorro?  Ou que você chama a pessoa amada de “xuxuzinho”?  Ou que você sobe e pula no sofá da casa para comemorar um gol do seu time?  Todas essas ações são consideradas “irracionais”, pois acontecem naturalmente, sem a análise da consciência, são ações conduzidas por emoção.

Geralmente, essas ações “irracionais” são parte de uma emoção e, portanto, nossas emoções estão comumente fora da nossa consciência, sendo impossível controlá-las.  Inclusive, elas surgem muito antes que possamos entender, pensar sobre ou justificar alguma ação. Ou você vai querer agora explicar por que você estava reclamando por 5 minutos com seu cachorro por ele ter feito xixi na sua cozinha??? hahaha

Considero assim que Hipnose é um estado onde, momentaneamente, paramos de racionalizar sobre se algo existe ou não, se é certo ou não, se é saudável ou não, como quando tomamos um refrigerante ou quando choramos assistindo um filme de ficção, por exemplo.

Tecnicamente, Hipnose é quando uma informação ou mensagem ultrapassa sua racionalidade e ativa um estado emocional.

hipnose para o autoconhecimento

Fonte: Canva

Como a hipnose nos leva ao autoconhecimento?

Minha cliente Helena, 53 anos, fisioterapeuta, me procurou dizendo: “Eu estou perdida em minha vida. Tenho um consultório em sociedade com uma irmã 5 anos mais velha, mas vivo na sombra dela. Ela controla tudo, e agora comecei a me incomodar com isso”.

Esse é um breve relato sobre as crenças limitantes de minha cliente, que adicionou também que já tinha e acreditava em informações de que a numerologia do nome não favorecia as coisas em sua vida, que o chácara tal estava desalinhado, que um elo de vida passada estava comprometendo esse desprendimento… e eu era puro ouvido para todas as crenças que ela apresentou para mim.

Durante sua terapia com a hipnose, a Helena encontrou um momento, quando tinha 12 anos, onde seu pai estava nos últimos instantes de vida após um acidente e dizia para sua irmã mais velha algo como:  “você agora precisa cuidar de sua irmã pois ela ainda não tem a experiência de vida que você tem. Você precisa orientar ela e cuidar dela, pois ela não sabe se cuidar”.

E daí, como uma flecha, naquele momento onde as emoções estavam muito afloradas, esse pedido do pai para a irmã, atingiu a Helena como se ele estivesse falando diretamente para ela. A partir daí, o sistema nervoso entendeu que era mais seguro para ela ficar o tempo inteiro debaixo das asas da irmã.  Compreende?

E assim acontece na hipnoterapia. Durante um processo terapêutico, a hipnose nos permite acessar as memórias inseridas e repetidas ao longo da nossa vida. A partir daí, com as técnicas corretas, é possível transformar todo esse aprendizado em novas programações, que na terapia chamamos de reeducação emocional.

Assim, o autoconhecimento pode ser aprendido de várias formas. Mas a hipnose resgata a essência biológica, acessando memórias utilizadas estrategicamente, para nossa proteção.

O processo avançado de hipnoterapia nos revela que somos fruto de uma programação emocional e que essa programação precisa ser executada e, consequentemente, nos mantém em padrões de repetição. Assim, quando existe a compreensão de que isso acontece, passamos a não julgar ou criticar ninguém e assumimos a responsabilidade por nossa vida. Isso é puro autoconhecimento.

Se algo te aflige atualmente e você ainda acha que tudo é culpa de algo que está fora de você, convido você a conhecer esse maravilhoso processo de resgate de sua essência. Faça hipnoterapia e retome o controle de sua vida.

 

Palestrante, Escritor, Hipnoterapeuta pela OMNI Hypnosis Training Center. Membro da National Guild of Hypnotist – NGH, especialista em hipnoterapia para o tratamento de disfunções físicas relacionadas a fatores emocionais – HypnoCell e Decodificador Mente e Corpo. Membro do grupo Omni Heroes, levo o Autoconhecimento para que todos entendam que é a melhor forma de conquistar tudo que é desejado e sobre como a Hipnoterapia pode desbloquear todo o potencial humano.

X